Jardim Zoobotânico Municipal de Toledo "Parque das Aves"

 
             Nossa História

O Jardim Zoobotânico de Toledo “Parque das Aves” foi inaugurado em 22 de dezembro de 2007. Este Parque é um zoológico público de pequeno porte (categoria C, Instrução Normativa IBAMA, N° 169/2008), autorizado pelo IBAMA (Autorização N° 4127.7681/2013-PR) instalado junto ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, uma unidade de conservação. O Parque das Aves é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e possui como objetivo geral: conservação de espécies, pesquisa e educação ambiental.

 

Projeto de Revitalização do Parque

Em 2011 foi submetido ao IBAMA, projeto técnico para revitalização do Parque, e melhoria da sua estrutura física, em Maio de 2013 o IBAMA concedeu autorização para que as intervenções fossem executadas. Serão realizadas as seguintes adequações:

  • - Reforma das quarentenas e do viveiro de imersão;

  • - Construção de novos recintos para aves e répteis;

  • - Construção de ambulatório, sala de necropsia e enfermaria;

  • - Construção do setor extra;

  • - Construção de banheiros;

  • - Instalação de bebedouros.

Este projeto será executado ao longo de três anos (2013 a 2015), sendo que a primeira etapa consistirá na construção do setor extra e reforma da cozinha. Ao final da execução deste projeto, o Parque terá condições de exercer cada vez melhor seu papel na preservação e conservação da fauna.

 INFORMAÇÕES

- Horário de visitação: das 08:00 às 11:00 e das 13:30 às 17:00, de terça à sexta.

- As visitas ao Jardim Zoobotânico são realizadas somente com acompanhamento de um monitor. Para isso, o visitante deverá solicitá-lo, na Secretaria do Meio Ambiente.

- As informações referentes ao programa de estágio em Educação Ambiental no Jardim Zoobotânico de Toledo - "Parque das Aves", podem ser obtidas através dos link "Estágios" abaixo.

- O Jardim Zoobotânico de Toledo está apoiando uma campanha da Sociedade dos Zoológicos do Brasil, que visa conservar a Anta Brasileira (Tapirus terrestris), campanha essa intitulada "Minha Amiga é uma Anta". Na cartilha em anexo você encontra mais informações sobre a espécie. Apoie você também essa causa!

Animais

Nossos Bichos

Atualmente, conta com 25 aves em cativeiro, entre elas papagaios, araras e periquitos. Todas provenientes dos órgãos ambientais, a maioria vítimas do tráfico de animais silvestres. Estas aves vivem em um grande viveiro comunitário, no Meio da mata do Parque (conhecida pelos moradores como Horto), acessível ao público somente através de uma trilha ecológica. Além disso, diversos outros animais de vida livre como gaviões, beija-flores, saíras, quati, cateto, tatu, ouriço ocorrem em vida livre na mata que compõe o parque. Muitos desses animais podem ser avistados durante o passeio, o que torna a visita ao Parque uma atividade muito prazerosa.

Um diferencial do parque é o monitoramento dos visitantes na trilha ecológica. O Parque conta com uma equipe de educadores ambientais (estagiários e voluntários) que guiam todos os visitantes pela trilha do parque, estimulando a percepção ambiental e a interação do homem com a natureza.

Bióloga e Monitores de Educação Ambiental

Educação Ambiental

 

Educação Ambiental

O programa de educação ambiental do Parque das Aves possui como base de trabalho, a realização de trilha ecológica interpretativa, palestras de sensibilização, aulas práticas, exposição de coleções zoológicas, pesquisa e divulgação científica.

A trilha interpretativa oferece aos visitantes o contato com a natureza, onde é destacada a importância da conservação da fauna e da flora. A trilha é feita por meio de caminhada em meio à reserva florestal do parque e visita ao viveiro de aves. Um dos principais objetivos da trilha é despertar à consciência ecológica, utilizando para isso informações sobre o ambiente e as relações entre os seres vivos. Visa também a integração sócio-ambiental, que gera a valorização do meio ambiente e ao mesmo tempo contribui para a formação do comportamento mais sustentável. 

Estágio

             O Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves, oferta vagas de estágio para  estudantes, tanto de graduação como estudantes de cursos técnicos que necessitem cumprir horas complementares de sua instituição de ensino.

                As horas de estágio poderão ser cumpridas em horário comercial e também em finais de semana, as vagas são limitadas de acordo com a capacidade de suporte do parque, sendo assim no final do ano há uma concorrência maior pelo estágio; entre em contato conosco e garanta sua vaga!!!!

 

  • Fone:(0XX45) 3055-8743

 

Falar com Mayara Ferst ou Lílian Cardoso