comunicacao.ricardo 31 de outubro de 2014 at 10:15h

2° Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun 2014 divulga premiados

A Secretaria de Educação (SMED), por meio da Biblioteca Pública Municipal (Extensão Vila Pioneiro), divulgou nesta sexta-feira (31) os premiados no 2º Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun, assim como os autores que receberam menções honrosas. A entrega da premiação será na próxima sexta-feira (07/11), às 19h, na própria Biblioteca, anexa ao Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro.

O Concurso abrange duas categorias – Geral e Juvenil – e dois gêneros textuais – Crônica e Poesia. Este ano o Concurso realiza ainda duas premiações especiais - Melhor Crônica de aluno da Rede estadual ou Rede Privada de Ensino (Nível Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio) e Melhor Poesia de aluno da Rede Pública Municipal de Ensino de Toledo (Nível Fundamental – Anos Iniciais).

Os vencedores receberão premiação. Na Categoria Geral em ambos os gêneros (Crônica e Poesia) o primeiro lugar receberá R$ 500,00, segundo lugar R$ 350,00 e o terceiro lugar R$ 150,00. Na Categoria Juvenil, em ambos os gêneros (Crônica e Poesia) o primeiro lugar receberá R$ 300,00, o segundo lugar R$ 200,00 e o terceiro lugar o prêmio de R$ 100,00. No prêmio especial para a melhor poesia de aluno da Rede Pública Municipal de Ensino de Toledo (Nível Fundamental – Anos iniciais) será entregue R$ 200,00 ao vencedor.

Segundo a coordenadora do projeto, Silvia Moreira Corrêa da Cruz, como os três primeiros classificados na Categoria Juvenil – Gênero Crônica – residem em Toledo, não houve a necessidade de fazer uma premiação especial. “Pois o objetivo era garantir que um dos prêmios ficasse em nosso município”, explicou ela.

Em sua segunda edição, o Concurso de Crônicas e Poesias contabilizou 228 produções, um crescimento de 11,87% nas inscrições em relação ao último ano, que contabilizou 192 produções. Conforme Silvia, um dos fatores que influenciou o aumento foi à ampliação do Concurso. “O concurso deixou de ser apenas a nível municipal e se estendeu à Região Oeste do Paraná. Poderia haver um número maior caso o Concurso fosse de uma abrangência maior, pois recebemos ligações de pessoas residentes em vários estados brasileiros solicitando informações sobre o concurso e perguntando se poderiam participar”.

A equipe organizadora acredita que a cada ano haverá um aumento gradativo do número de inscritos, pois o concurso tem ganhado a credibilidade das pessoas, devido à seriedade com que é realizado.

Classificados

Gênero Poesia - Categoria Juvenil:

1º Lugar: Poema “Ser criança”. Autora Chiara Morrella – Estudante do 8º Ano Ano – Ensino Fundamental. Residente em Toledo PR.

2º Lugar: Poema “Toledo, minha cidade”. Autora Gabriela Costa Carli – Estudante do 6º Ano – Ensino Fundamental. Residente em Toledo PR.

3º Lugar: Poema “Minha cidade maravilhosa”. Autora Aline de Melo Fernandes – Estudante do 6º Ano – Ensino Fundamental. Residente em Toledo PR.

Melhor Poema da Rede Pública Municipal (Ensino Fundamental – Anos Iniciais):

Poema “Achei alguma coisa”. Autor Gustavo Henrique da Silva Pinto – Estudante do 5º Ano – Ensino Fundamental. Residente em Toledo PR.

Menções Honrosas:

Poema “Vivência de Infância”. Autor Paulo Hipólito Júnior – Estudante do Ano – Ensino Fundamental. Residente em Toledo PR.

Poema “Amor e Poesia”. Autora Milena Sabrine Arenhardt – Estudante do 2º Ano – Ensino Médio. Residente em Toledo PR.

Gênero Crônica Categoria Juvenil:

1º Lugar: Crônica “Os professores”. Autora Ana Laura Corbari – Estudante do 6º Ano – Ensino Fundamental. Residente em Toledo PR.

2º Lugar: Crônica “Garoto perfeito?”. Autora Larissa Flois – Estudante do 1º Ano – Ensino Médio. Residente em Toledo PR.

3º Lugar: Crônica “O Guardião”. Autora Natália Emanuele de Albuquerque – Estudante do 9º Ano – Ensino Fundamental. Residente em São Pedro do Iguaçu PR.

Menções Honrosas:

Crônica “Minha pequena fortaleza”. Autora Luana Wakimoto Basso– Estudante do 9º Ano – Ensino Fundamental. Residente em São Pedro do Iguaçu PR.

Crônica “O amor não envelhece”. Autora Juliane Fonseca – Estudante do 9º Ano – Ensino Fundamental. Residente em São Pedro do Iguaçu PR.

Gênero Poesia - Categoria Geral:

1º Lugar: Poema “Poeta”. Autora Sueli Aparecida da Costa Tomazini – Escolaridade – Ensino Superior Completo. Residente em Toledo PR.

2º Lugar: Poema “E-vida”. Autor Sadi Nunes da Rosa – Escolaridade – Ensino Superior Completo. Residente em Toledo PR.

3º Lugar: Poema “Viagem à Terra do Sempre”. Autor Anderson Fabrício da Silva Ernsen – Escolaridade – Ensino Superior Completo. Residente em Toledo PR.

Menções Honrosas:

Poema “Mistério”. Autora Lourdes Vivian Alexius – Escolaridade – Ensino Superior Completo. Residente em Medianeira PR.

Poema “Coração Insano”. Autora Maria Isabel Iijima – Escolaridade – Ensino Superior Completo. Residente em Toledo PR.

Gênero Crônica - Categoria Geral:

1º Lugar: Crônica “Escola de Pintura”. Autor  Valdinei José Arboleya – Escolaridade – Pós-graduação. Residente em Toledo PR.

2º Lugar: Crônica “Sorvete Napolitano”. Autor Guilherme Boneti Maroldi – Escolaridade – Ensino Superior Incompleto.  Residente em São Pedro do Iguaçu PR.

3º Lugar: Crônica “A marcha das lágrimas”. Autora Marlene Haboski de Amorim Rondon PR – Escolaridade – Ensino Superior Completo. Residente em Marechal Cândido

Menção Honrosa:

Crônica “A absurda apoteose dos aparelhos celulares”. Autora Virgínia Telles Schiavo Wrubel – Escolaridade – Ensino Médio Completo. Residente em Cascavel PR.

Histórico

Lançado em 2013, o Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun obteve 192 publicações inscritas no ano de lançamento. O objetivo é poetizar o talento do jovem ao adulto. Desta maneira o concurso possibilita a expressão por meio de palavras, ditadas em poesias e crônicas.