comunicacao.luana 29 de dezembro de 2009 at 14:52h

Carnê do IPTU começa a ser entregue 2ª feira

A entrega dos carnês de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Toledo começa a ser entregue na segunda-feira (04). No total foram lançados 34.223 carnês, sendo 24.130 prediais e 7.093 territorial. O pagamento poderá ser feito à vista, com desconto de dez por cento para aqueles que receber o Carnê Azul e de cinco por cento para os demais carnês. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Raul Baltazar, a medida visa premiar o bom pagador.
“Quem receber o carnê com uma folha azul terá o desconto maior, de dez por cento, o que significa que o imóvel não tem nenhum imposto pendente, por isso está recebendo uma espécie de compensação. No entanto, os imóveis que têm dívidas acumuladas e que os proprietários vão efetuar o pagamento à vista do exercício também recebem um desconto, mas de cinco por cento”, explica o secretário.
De acordo com Baltazar o índice de inadimplência em Toledo fica na faixa de 12% a 15%, o que é considerado normal comparando a outras cidades.
O prazo de vencimento do IPTU virá destacado no carnê, mas um decreto do prefeito José Carlos Schiavinato deve ser emitido ainda na primeira semana de janeiro disciplinando a data.
Os carnês do imposto predial serão entregues em domicílio, enquanto os carnês referentes ao imposto de imóveis não edificados devem ser retirados na prefeitura. A entrega será feita por uma empresa contratada através de concorrência e terá supervisão de auditores da Secretaria da Fazenda.
Atualmente o município conta com 2.531 isentos e imunes do IPTU territorial e predial.

(Por Luana Monteiro)