suzi.lira 11 de julho de 2018 at 17:44h

CEJU’s recebem mais de R$ 590 mil em investimento

Os Centros da Juventude de Toledo( CEJU’s) Marcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa e o Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro foram contemplados, na quinta feira (11), com um automóvel Chevrolet Spin, ano 2018. A aquisição foi por meio do programa Paraná Seguro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Toledo faz parte das 12 cidades que receberam o benefício. Ao todo, 27 município possuem os Centros.

Através do programa Paraná Seguro, a Secretaria também vai receber microcomputadores, nobreaks, instrumentos musicais, equipamentos de som e uma van. O prazo de entrega é de 60 dias. O investimento total é de aproximadamente R$ 395 mil, no total de 125 itens.

O coordenador dos CJU do Jardim Europa, Valtair Alves de Moura, fala das dificuldades por não ter um veículo nestes espaços. “Este carro vem para somar e contribuir com os trabalhos no município. Antes tínhamos que pegar veículos de outras Secretarias, e por diversas vezes acontecia de não ter um à disposição. Agora esse problema está resolvido”, ressaltou Valtair.

O prefeito Lucio de Marchi, lembrou que no Estado do Paraná existem apenas 20 Centros da Juventude e ainda ressaltou a importância desta estrutura nos municípios. “Temos que destacar que as únicas cidades que possuem dois Centros da Juventude é Toledo e a Capital Paranaense, Curitiba. Temos que agradecer as parcerias que o município têm, com essas ações podemos garantir ainda mais a qualidade de vida para os jovens toledanos”, ressaltou Lucio.

Mais recursos

O diretor de Apoio a Juventude, Jairo Cerbarro, comenta que há R$ 200 mil em caixa para a contratação de oficinas artísticas, culturais, musicais e cursos de qualificação profissiona. Este investimento será dividido para cada Centro da Juventude.

Além disso, os CEJU’s já receberam nobreaks para aulas de informática, e em breve chegará mais 30 microcomputadores. “Estamos montando Centro de Laborátorio de informática nos dois Centros da Juventude, em cada Centro será 15  computadores, e já vamos começar a oferecer cursos de informática, tanto do básico quanto avançado” comentou Jairo. Ele ainda disse que estes recursos são para a ampliação de atendimentos, e faz um convite para quem quiser participar das atividades nos CEJU’s está aberto a toda população jovem de Toledo