suzi.lira 11 de outubro de 2018 at 17:16h

Centros Esportivos levam esporte, lazer e qualidade de vida para a população

Quando o assunto é investimentos na área do esporte Toledo se diferencia. O município é referência em estruturas esportivas no Estado e na iniciação ao esporte. Mais de 30 mil atendimentos são realizados mensalmente pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). São diversos Centros Esportivos, sendo mais de 30 modalidades esportivas oferecidas nos três períodos.

Segundo o Coordenador Técnico da SMEL, Marcos Assunção, o município possui uma avaliação muito boa na iniciação esportiva. De acordo com ele, os bons resultados obtidos pelas nossas equipes justifica a grande demanda de pais que buscam inscrever seus filhos nas modalidades ofertadas.

“Somos referência nacional por conta da concentração de modalidades esportivas que são ofertadas pela SMEL. Nossas excelentes participações nos campeonatos demonstram o empenho dos atletas e professores durante todo o período que antecipam esses jogos oficiais. Além disso, o trabalho social desenvolvido é um dos pontos mais importantes que a equipe desenvolve”, informa Marcos.

O Prefeito Lucio de Marchi destaca que investir no esporte é garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento social para a população. “Sabemos do interesse da comunidade nessa área. Temos uma equipe muito boa à frente de tudo que está acontecendo na nossa área esportiva. Temos ótimas estruturas públicas que são oferecidas para as pessoas de forma organizada e com compromisso de oferecer um bom trabalho”.

Vida Saudável: Desenvolvimento e qualidade na saúde dos participantes

Em alguns locais é possível ver os pais cuidando dos seus filhos durante a prática esportiva. No Complexo Esportivo 14 de Dezembro não é diferente. A Professora da Rede Municipal, Lianara Maziero, têm dois filhos que praticam aulas no Complexo. Um deles é o Mateus Henrique, de 14 anos, que há quatro anos pratica Judô. E por incentivo do irmão mais velho, a garota de sete anos, Heloisa Maria, também iniciou a vida no esporte há dois anos.

“Meus filhos queriam fazer alguma atividade física, quando fiz a matrícula deles não imaginei que gostariam tanto do esporte. Depois que as aulas iniciaram o rendimento escolar e a qualidade de vida deles melhoraram bastante. Vale lembrar que os responsáveis por este trabalho estão de parabéns, pois a compreensão durante as aulas é visivelmente algo que agrada aos pais e responsáveis”, disse Lianara.

Outra mãe, Claudia Rejane Santana, ressalta a importância de bons profissionais nessa área. “Meus dois filhos também praticam judô, um deles possui o Espectro do Autismo (TEA) e devido a isso a uma necessidade na atenção durante os momentos de prática esportiva. Claramente encontrei esses requisitos nos profissionais aqui do Centro”, destaca Claudia.

O Secretário de Esportes e Lazer, Robson Recalcatti, define que às práticas esportivas no município exaltam a qualidade dos profissionais e equipe à frente dos trabalhos. “Às equipes de atendimento estão sempre preparadas para o que der e vier. Resumidamente, nas últimas competições que nossos atletas participaram fomos destaques graças ao bom trabalho da equipe da SMEL. Da forma que o trabalho vem sendo realizado, teremos sempre uma expectativa muito boa para repassar isso às pessoas e crianças que vão até nossos Centros Esportivos”, finaliza Robson.

LOCAIS

As regiões que recebem esses atendimentos são divididas em núcleos e separados nas seguintes regiões: Vila Pioneiro; Vila Operária; Pinheirinho; Jardim Europa/América; Vila Boa Esperança; Jardim Maracanã; Vila Paulista; Santa Clara IV; Jardim Porto Alegre; Concórdia; Jardim Gisela; Independência; São Pelegrino; Jardim Carele; Bandeirantes; Jardim Coopagro; Tocantins; Vila Becker; Fachini; Planalto; Basso; Anápolis; Santa Clara I; Pascali; Vila Panorama; São Francisco; Cerâmica Prata; Bressan; Parizotto; Belo Horizonte; Croma;  Santa Clara Il; Jardim das Torres; Cezar Park; Centro; Vila Industrial; Jardim La Salle; Santa Maria; Pancera.

Já no interior os atendimentos acontecem nas regiões de Vila Ipiranga; Cerro da Lola e Ouro Preto. Às atividades ofertadas nos Centros Esportivos são: Voleibol, futsal masculino e feminino, tênis de mesa, badminton, karatê, kung fu, capoeira, ginástica rítmica, atletismo, basquetebol, futebol, entre vários outros.

Para saber os locais de atendimento clique aqui.

A Secretaria de Esportes fica localizada na Vila Industrial, rua Protásio Alves, 1640. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30. O telefone de contato é o (45) 3055 - 8777

Para conferir as fotos da prática esportiva citada na reportagem clique aqui.