suzi.lira 11 de outubro de 2018 at 18:02h

Chefe da Casa Civil autoriza repasse de indenização da desapropriação das áreas do Aeroporto Regional

O Prefeito Lucio de Marchi esteve presente nesta quinta-feira (11), na Associação Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) para participar da solenidade em que o Governo do Estado autorizou o pagamento de mais de R$ 10 milhões em indenizações referentes às desapropriações de áreas da construção do novo Aeroporto Regional do Oeste. O local do novo sítio aeroportuário será próximo a PR 486, divisa entre os municípios de Toledo, Cascavel e Tupãssi. A área têm previsão de 148,03 hectares, com pista em torno de 2,5 mil metros.

Na ocasião, o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, realizou em ato a autorização. Vale lembrar que a área e os valores podem ser alterados se houver decisão judicial favorável aos proprietários. Mas de acordo com a equipe responsável esse fator não irá prejudicar o andamento do projeto pois, alguns meses atrás a área foi nomeada de utilidade pública.

Em julho deste ano, a atual Governadora Cida Borghetti, entregou aos prefeitos das cidades que contemplam a região onde o aeroporto vai ser construído, o documento de comprovação no qual os recursos já estavam empenhados e depositados em conta específica. Os convênios serão de repasse por meio da  Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL).

A elaboração do projeto será realizado pelos engenheiros da Itaipu e devem ser concluídos em até três anos. O chefe da Casa Civil explicou que os trâmites para a construção do Aeroporto não fazia parte de uma promessa política mas sim de um compromisso do Governo com a população da região. “Essa necessidade é uma reivindicação que há anos a comunidade pedia. Felizmente agora estamos dando o pontapé inicial para o início das obras do aeroporto”, disse Sperafico.

O Prefeito Lucio de Marchi exaltou o trabalho realizado para que esse “sonho da comunidade” fosse realizado. “Com essa nova estrutura a expectativa é a de geração de empregos, com novas empresas, que poderão ser instaladas em toda a região. Esse sonho que já era solicitado há mais de 20 anos está iniciando como um novo marco na economia e turismo”, finalizou Lucio.

O prefeito de Maripá e Presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Anderson Bento Maria, relatou que essa conquista é devido a representatividade no Governo do Estado. “Nos últimos meses o processo para o início das obras do aeroporto foi muito produtiva. Graças a representantes do Oeste na Casa Civil, como o Sperafico, e demais deputados. Este processo é muito importante para toda a região, que em breve receberá uma estrutura grandiosa como esse aeroporto”.