suzi.lira 11 de julho de 2018 at 16:59h

Em breve, Toledo receberá Estações de Sustentabilidade

Na sexta-feira (13), na sala de Pregões da Prefeitura, acontece a licitação na modalidade pregão presencial, do tipo menor preço, visando à seleção de propostas para a aquisição de Estações de Sustentabilidade adaptadas de Contêiner Marítimo. A Estação será disposta para materiais de coleta seletiva e instalada nas áreas rurais e urbanas do município. O investimento é firmado entre o município e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em um montante de R$ 368.532,60 mil.

As empresas que vão concorrer ao processo licitatório devem estar de acordo com o edital de licitações 135 de 2018. A novidade chegará ao município em até 90 dias, a partir do 15º dia da assinatura do contrato com a empresa ganhadora. As estruturas dos contêineres possui vida útil vencida, onde serão adaptados para a nova função a favor do Meio Ambiente. O principal objetivo de ter uma ação como essa no município é a reeducação cultural da população em relação ao lixo reciclável, criando uma ideia de responsabilidade para fazer a separação do seu próprio lixo e colocar ele no local correto.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi, as estações fazem parte de um programa de sustentabilidade que a Secretaria realiza em Toledo. “O município tem ganhado muito destaque quando o assunto é meio ambiente. A implementação das Estações de Sustentabilidade irá proporcionar mais uma atividade para que Toledo chegue 100% na coleta seletiva”, destaca.

Mosconi ainda ressalta que o município realiza diversas ações para melhorar a ideia de coleta seletiva. “Além das estações, Toledo faz a reforma da Central de Reciclagem, finaliza o Edifício de Triagem, a aquisição de dois caminhões por meio do Águas Paraná e mais dois pela Itaipu. São essas ações que favorecem os moradores dos distritos e da região urbana da cidade”, frisa o secretário.

Locais que receberão as Estações

Em Toledo, as Estações de Sustentabilidade irão ser colocadas na área rural e urbana do município. Os Distritos de de Ouro Preto, Vila Ipiranga, Vila Nova, Novo Sobradinho, São Luiz do Oeste, Concórdia do Oeste, Boa Vista, Bom Principio, Dez
de Maio, Dois Irmãos, Novo Sarandi, e Cerro da Lola, serão contemplados.

Já na região urbana, as estruturas irão ser fixadas no Parque Luiz Claudio Hoffmann (Parque do Povo), Parque Ecológico Diva Paim Barth, e o pátio da Prefeitura de Toledo.

*A foto utilizada para ilustrar a reportagem é modelo da Estação de Sustentabilidade da cidade de Curitiba, os devidos créditos são destinados à Maurilio Cheli/SMCS.