suzi.lira 11 de julho de 2018 at 17:17h

Em Obras: Moradores aprovam poda de árvores da Rua Arlei Leonardi

As obras da rua Arlei Leonardi, no Jardim Maracanã, seguem em andamento. As remodelações foram aprovadas através de uma audiência pública realizada com moradores do bairro, no mês de setembro de 2017. As revitalizações iniciaram há aproximadamente um mês.

Os recursos para a realização das obras são oriundos do Governo do Estado, com um investimento total de R$ 493 mil. As remodelações incluem alargamento da via, recape, sinalização horizontal e vertical, passeio em pavimento asfáltico e iluminação de LED.

Segundo o prefeito Lucio de Marchi, essa é uma das obras a serem realizadas na região e que vai melhorar a qualidade de vida da população. “Trabalhamos para realizar várias ações na região do Jardim Maracanã, Vila Pioneiro, Jardim da Mata e no entorno. Realizamos adequações na rua Arlei Leonardi, na rua dos Pioneiros e também entregaremos uma Arena Poliesportiva no Jardim da Mata nos próximos 30 dias. Todas essas melhorias visam o bem estar e maior qualidade de vida da população de Toledo” destaca.

AUDIÊNCIA

Na noite de terça-feira (10), foi realizada uma reunião pública na Associação de Moradores do Jardim Maracanã para tratar assuntos referentes a poda de algumas árvores nesta via que passa por revitalização. Inicialmente essas árvores não seriam podadas, mas no decorrer deste período foi percebido que algumas prejudicam a execução do projeto na sua íntegra.

Durante a reunião pública, os moradores do bairro decidiram pela poda das árvores.

De acordo com o diretor de Planejamento Urbano Lairton Utzig, as árvores precisam ser retiradas para o melhor andamento das obras e maior segurança dos moradores.

“Percebemos que a via ficará desalinhada com a manutenção dessas árvores, aumentando o passeio em um metro na quadra em que as árvores estão localizadas. Além disso, podemos ter problemas futuros, como a danificação das calçadas, o que pode gerar mais gastos e serviços no futuro. Aliado a isso a localização das plantas não está regularizada de acordo com o Código Nacional de Trânsito, podendo atrapalhar a visibilidade dos motoristas. Então era algo a ser visto também para contribuir com a segurança da população”, comenta.

Para Valdemar Ferreira, que mora no Jardim Maracanã há 30 anos, as obras devem melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro. “Essa melhorias que estão sendo realizadas em específico nos ajudarão muito, pois a via será alargada e algumas árvores podadas, o que aumenta a segurança. Também tem as novas calçadas, que são mais uma reforma importante, já que elas estavam em má conservação há algum tempo”, relata o morador.

As obras da rua Arlei Leonardi estão sendo realizadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). Ainda não há uma previsão para que a entrega das obras.