comunicacao.eliane 02 de dezembro de 2009 at 17:49h

Inaugurado CRAS do Jardim Coopagro

Foi entregue oficialmente na última quarta-feira, 2, o terceiro Centro de Referência em Assistência Social, localizado no Jardim Coopagro. O atendimento no local, na rua Eduardo Gatto, próximo à igreja e ao salão comunitário, já funciona desde o dia 5 de outubro. A unidade é a terceira em funcionamento em Toledo e vem de encontro a nova política de assistência social, que prevê a descentralização do atendimento, facilitando o acesso aos benefícios às pessoas que realmente necessitam. O terceiro CRAS se soma a outros dois em funcionamento, o primeiro na Vila Pioneiro e o segundo no Jardim Europa/América. O quarto CRAs, localizado no São Francisco/Jardim Panorama, deverá ser entregue ainda neste ano, mas o seu funcionamento efetivo começa em fevereiro de 2010.
O CRAS do Jardim Coopagro, além de atender esta região, abrange ainda localidades e distritos do interior, bem como outros bairros da cidade, como Jardim Filadélfia, Vila Becker, Vila Industrial, Jardim Gisele, entre outros, e comunidades do interior como Nova Concórdia, Dez de Maio, Novo Sarandi, Novo Sobradinho, Dois Irmãos, Vila Ipiranga, Vila Nova, entre outras. Comandado pela assistente social Ângela Kant Martins, a unidade vai prestar atendimento aos beneficiários de programas sociais como o de Atenção Integral à Família (PAIF), Mão Amiga, Benefício do Ensino Médio de Toledo (BEM Toledo), Bolsa Família e Pró-Jovem. Além do atendimento no local são realizadas visitas de avaliação aos beneficiários e reuniões com as famílias. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h45min e das 13h30min às 17h30min. Com uma estrutura enxuta, incluindo a coordenadora, um assistente administrativo e uma estagiária de assistência social, estão sendo atendidas cerca de 130 pessoas por mês no local.
O vice-prefeito Lúcio de Marchi destacou a importância da implantação de mais este CRAS para a descentralização dos serviços e desejou que o local sirva de estímulo para as pessoas superarem-se, enfrentando os obstáculos que a vida nos coloca à frente. “Que este local dê forças às pessoas para seguir a sua caminhada, um local onde as pessoas se ergam e continuem a luta, por que o mais importante é levantar tantas vezes que cair, seguindo em frente e superando os desafios que a vida nos coloca”, disse ele.
Para o secretário de Assistência Social, Léo Inácio Anschau, a implantação do CRAS faz parte da nova política de assistência social, que preconiza a colocação dos serviços para mais perto da população. O local, acredita ele, deverá servir também para a definição de metas e um planejamento das famílias para mudar a sua condição de vida, através do apoio que receberão do órgão. Em um trabalho integrado com as demais secretarias municipais serão oferecidos cursos, entre outras atividades, que visem a melhoria da condição de vida das famílias, passando a dispensar o atendimento social oferecido.
Ele destacou também a rede de serviços oferecidos pelas entidades sociais do município, e os cursos profissionalizantes, semi-profissionalizantes e terapêuticos realizados pela Secretaria de Assistência Social durante o ano, que totalizaram cerca de 1,2 mil pessoas atendidas. “A gente fica muito feliz quando na entrega dos certificados de conclusão de curso os alunos não comparecem, pois já estão encaminhados no mercado de trabalho”, comentou.
A presidente do Conselho de Assistência Social, Marines Mânica, também destacou a importância do CRAS e ressaltou a necessidade de estruturá-la com os recursos físicos, humanos e financeiros necessários para que o órgão tenha condições de bem atender à população e oferecer os serviços assistenciais dentro dos objetivos propostos.
Os vereadores Luís Fritzen e Adriano Remonti, que representaram o Legislativo no ato, igualmente ressaltaram a importância do CRAS no atendimento à população. Para Fritzen o CRAS será a porta de entrada para a busca de direitos dos cidadãos e de saída para um novo horizonte, com outras perspectivas de vida. Já o vereador Adriano Remonti manifestou a sua disposição de apoiar projetos sociais de interesse do município e elogiou a sintonia entre a administração municipal e o governo federal na implantação de diversos projetos de cunho social.
Para o diretor do Departamento de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, Alcídio Pastório, a entrega de mais este CRAS é um avanço na política de assistência social do município, através da atenção às famílias, capacitação e encaminhamentos às famílias.
A entrega da obra foi prestigiada pelo prefeito, José Carlos Schiavinato, que fez questão de passar ao local na sua chegada de Fortaleza, onde participou do encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), do vice-prefeito Lúcio de Marchi, da presidente estadual do Conselho da Criança, Ires Scuzziatto, e presidentes locais dos conselhos da Criança, da Assistência Social e do Idoso, a primeira dama, Marlene Schiavinato, vereadores Luís Fritzen e Adriano Remonti, secretários, diretores e representantes da comunidade.
(Por Eliane Cargnelutti Torres)