comunicacao.fabio 19 de junho de 2017 at 16:05h

Jovens do Florir Toledo iniciam produção de novas mudas de araucárias

Os jovens que participam do projeto Florir Toledo vão fazer um novo plantio de sementes de araucária. O trabalho faz parte do projeto Gralha Azul, desenvolvido internamente, que visa a produção de mudas para projetos ambientais envolvendo a prefeitura de Toleo e outras entidades. O projeto iniciou em 2014, envolvendo os jovens do Florir e na época o então vereador, hoje vice-prefeito e secretário do meio Ambiente João Batista Tita Furlan.

Conforme o coordenador do projeto Florir Toledo, Ozéias Soares dos Santos, alguns jovens manifestaram interesse em cultivar a planta e trouxeram sementes de pinhão ao projeto. O então vereador Tita Furlan também se entusiasmou com a ideia e na época deu uma contribuição mais significativa de sementes. Com isso foram plantadas cerca de 2 mil mudas que germinaram no Florir e foram plantadas em diversos locais como no Parque das Araucárias, universidades, entre outros, em parceria com outras entidades e instituições de ensino. “Ainda temos cerca de 200 destas mudas, que estamos aguardando ter um porte maior para plantar no Parque do Povo ou no Parque das Araucárias”, explica Ozéias.

“A araucária é a árvore símbolo do Paraná e faço questão de lembrar que o seu Ondy Niederauer sempre incentiva o seu plantio. A região era tomada por araucárias, espécies que quase não se veem mais. Como ela tem um ciclo longo, as crianças de hoje poderão plantar e identificar quando adultas, a árvore que plantaram quando crianças. Isso é muito bacana”, destacou o vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente, que retomou a ideia com a coordenação e os adolescentes do Florir. Foram feitas novas doações voluntárias de sementes e o Grupo de Escoteiros Vicentino Incomar fez uma doação de 50 quilos de sementes, que começam a ser plantadas nesta semana.

A meta é produzir cerca de 3 mil mudas de araucárias. As sementes são plantadas individualmente e germinam em cerca de 20 dias. Depois de atingir um certo porte elas são transferidas para um local definitivo, incluindo parques entre outros locais, de acordo com o plano de arborização do município. Por ser de um porte grande, o seu plantio é recomendado em parques e praças. Toledo conta com o Parque das Araucárias, próximo a sede do grupo de escoteiros, e no bosque das araucárias, no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann.

 

textto: Eliane Cargnelutti Torres