comunicacao.ricardo 18 de setembro de 2015 at 17:16h

Novo Museu Histórico Willy Barth inaugura dia 1º de Outubro

No dia 1° de outubro, às 20h, será realizado o ato de entrega da nova obra do Museu Histórico Willy Barth. Com 1.085,80 metros de área construída a sede está localizada na Vila Becker, saída para o distrito de Dez de Maio em frente ao futuro Hospital Regional. A construção inclui hall de entrada, salão de exposições, sala para projeção e reuniões, dependências administrativas, reserva técnica do acervo e documentos impressos, sanitários entre outras estruturas, como estacionamento para veículos e ônibus.

De acordo com a coordenadora do Museu Willy Barth, Rejane Fleck Rauber, o prédio foi dividido em dois pisos e conta com uma plataforma elevatória para dar acesso ao segundo andar. “No térreo acontecerão às exposições temporárias, de artistas locais e regionais, obras de outros municípios ou via intercâmbio com outros museus. Já no primeiro piso continuará o trabalho de preservação da história do município.”, explicou.

A comunidade toledana acompanhou a edificação da obra e estava a cada dia mais ansiosa para esta inauguração. “Nós estamos extremamente felizes, é claro que também estávamos ansiosos para que isso acontecesse o mais rápido possível, mas a Secretaria de Cultura procurou ser cautelosa no encaminhamento dessa inauguração”, contou a secretária de Cultura de Toledo Rosselane Giordani.

Com o amplo espaço o acervo do Museu ganha em uma sala específica e para recepcionar outras exposições foram construídas salas distintas. “O acervo foi realocado para uma estrutura conveniente e antes o que era um sonho começa a se tornar realidade, como incluir novos projetos para o Museu, receber exposições e acervos do circuito paranaense ou até exposições que venham de outros estados.” Afirma. A data especial vai dispor de quatro exposições. “Para a inauguração além da exposição permanente teremos três novas exposições que virão neste momento tão importante para a cultura do município de Toledo.”, conclui Rosselane.

Exposições na inauguração

Exposição do Artista Eduardo Olmedo: Projeto Faces

Exposição do Artista Eduardo Bittencourt: Quando ficar sem chão VOE

Exposição da Artista Plástica Edy Braun: Ontem e Hoje: Olhares sobre a Cidade

Exposição do Artista Ibanez Duarte: Estudos: Traços e tintas

Histórico

O museu público de Toledo foi criado pela Lei Municipal nº 834, de 23 de agosto de 1976, sancionada pelo Prefeito Wilson Carlos Kuhn. No mês seguinte, pela Lei Nº 844 de 29 de setembro, passou a ser denominado Museu Histórico Willy Barth em homenagem ao pioneiro, colonizador, prefeito de Toledo e na época maior liderança no Oeste do Paraná, falecido repentinamente em 02 de abril de 1962. Embora criado e nomeado oficialmente, o museu só foi instalado em 1984, em uma sala na Casa da Cultura. Está vinculado à Secretaria de Cultura e tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a Memória e Histórica do Município de Toledo e região.