eliane.torres 13 de setembro de 2017 at 16:36h

Novos valores dos restaurantes populares entram em vigor na segunda-feira, 18

Começa nesta segunda-feira, 18, a cobrança diferenciada nos restaurantes populares de Toledo, a partir da reestruturação que está sendo feita pela administração municipal, visando a continuidade do atendimento. Com a redução de repasses pelo governo federal e a necessidade de ajustes, o município decidiu fazer preços diferenciados, favorecendo as pessoas mais carentes e que mais necessitam de uma alimentação balanceada. Para os mais carentes, classificados na faixa 1, o valor reduziu de R$ 2,50 para R$ 2,00, abrangendo pessoas inscritas no Cadúnico para programas sociais, estudantes e pessoas com deficiências. Na faixa 2, no valor de R$ 4,00 a refeição, enquadram-se pessoas idosas não inseridas no Cadúnico e com renda individual até dois salários mínimos. Os demais pagam R$ 8,00. Os novos valores entram em vigor nesta segunda-feira, 18.

Para identificar-se os usuários receberam uma carteirinha com o enquadramento. O cadastro foi feito nos restaurantes, onde está sendo feita a entrega das carteiras durante esta semana. “O usuário deverá retirar a carteira no mesmo local em que fez o cadastro”, explica o secretário de Administração, Moacir Vanzzo. Quem ainda não fez o seu cadastro poderá inscrever-se nos centros da Juventude do Jardim Coopagro ou no Europa/América, mediante a apresentação dos documentos solicitados. O cartão é gratuito e a sua apresentação é obrigatória para ter direito ao preço diferenciado nos restaurantes populares. Quem não tiver o cartão paga R$ 8,00.

A administração municipal também informou a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sobre a interrupção do convênio que mantinha com a Universidade para o funcionamento do Restaurante Universitário. Pelo convênio, o município fornecia as refeições, mantendo o atendimento para os estudantes e para a comunidade em geral. Com o término do convênio, em dezembro de 2017, caberá à Unioeste estruturar o atendimento dos universitários no local. “Acreditamos que a Universidade não terá dificuldades para manter o atendimento aos estudantes universitários, pois o governo federal repassa recursos às universidades para este fim. A população em geral, que frequentava este restaurante, poderá procurar uma das demais unidades de atendimento”, explica Vanzzo.

Ao todo, serão seis restaurantes populares, dispostos estrategicamente no município. Os restaurantes populares de Toledo funcionam na Vila Paulista, Boa Esperança, Jardim Europa/América, São Francisco, Panorama II e Coopagro. O atendimento é de segunda a sexta, das 11h30min às 13h30min.

Texto: Eliane cargnelutti Torres