comunicacao.ricardo 17 de julho de 2013 at 10:28h

Projeto de Trabalho Técnico Social promove atividades com famílias do PNHR G2

Durante a tarde desta terça-feira (16) as 17 famílias integrantes do grupo G2 do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) participaram de atividade na sede do Projeto Florir Toledo. A ação faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), para capacitação das famílias beneficiadas pelo Programa. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes.

Nesta etapa, os participantes foram orientados sobre paisagismo, por meio da parceira entre Secretaria de Habitação e Urbanismo (SHU), Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) e a Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Na ocasião foi realizada uma visita técnica à sede do Florir Toledo, onde puderam conhecer mais sobre as plantas e técnicas de paisagismo com orientações do coordenador do projeto, Oseias dos Santos.

Para a próxima etapa, está previsto a montagem de um Jardim Modelo em uma das casas dos participantes. Os demais receberão kits de paisagismo da Prefeitura de Toledo para a realização da atividade em suas próprias casas. Segundo a assistente social da SHU, Josieli Magnus, o objetivo é que todas as famílias do PNHR possam aplicar os conhecimentos em suas residências. “Queremos que eles possam tornar o ambiente da nova casa ainda mais agradável”, comentou.

Com a casa em fase de construção, a participante do PNHR G2, que veio acompanhada da família, Simone Dick, ressaltou que gostou muito da etapa sobre paisagismo. “Acho bem legal paisagismo porque é muito bonito. Além da casa nova, vamos ter um ambiente novo”, afirmou.

Presenças

Esteve presente a assistente social da SHU,Josieli Magnus, a assistente social da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Claudete Frasson e o coordenador do Projeto Florir Toledo, Oseias dos Santos, além dos participantes doPrograma Nacional de Habitação Rural (PNHR) Grupo G2.

PNHR

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vidajá desenvolveu em Toledo o Grupo G1 para famílias com renda anual de R$ 15 mil em 2007, com a construção de 55 residências. Atualmente está em execução 17 moradias pelo PNHR – Grupo G2 – que atende famílias rurais com renda entre R$ 15 mil e R$ 30 mil. Agora o município se prepara para realizar o PNHR – Grupo G3 – que para famílias rurais com renda entre R$ 30 mil e R$ 60 mil. Toledo será o primeiro município do estado a executar o Programa para essa categoria familiar.