Menu Principal
 Pagina Inicial
 Histórico
 Equipe Técnica
 Conselho Provisório
 Fale Conosco
 
 Download
 
 Já está acontecendo?
Você pode perceber as ações do Plano Diretor no seu dia a dia, pela distribuição dos locais das escolas, dos postos de saúde, pela abertura ou alargamento de ruas, quando você vai construir uma casa, pela definição de espaços de lazer, dentre outras tantas coisas. Procure conhecer e participar deste processo!!
 
 




   SAIBA MAIS -

•  O que é o Plano Diretor?
É uma Lei Municipal que organiza o crescimento e o funcionamento do Município. É o principal instrumento de gestão, acima dele só a Lei Orgânica
.

•  Mas todos os municípios do Brasil têm que fazer?
Todos os que possuam mais de 20 (vinte) mil habitantes, e ainda, os integrantes de regiões metropolitanas, grandes aglomerações urbanas, áreas de especial interesse turístico e de impacto ambiental regional ou nacional.

•  E se o Município não fizer o Plano Diretor?
O Município fica impedido de participar de financiamentos e programas Estaduais e Federais.

•  Quais as outras vantagens além de poder participar de financiamentos e programas Estaduais e Federais?
Imagine uma família numerosa que mora na mesma casa e cada um tem pedidos diferentes que não podem ser atendidos ao mesmo tempo. A melhor atitude dessa família seria reunirem-se para chegar a um consenso definindo as prioridades e planejando os próximos passos. Da mesma forma é o Plano Diretor, a nossa casa é Toledo e nossa família é composta por 104.332 pessoas. Concluindo, uma das grandes vantagens é a participação da comunidade no planejamento das ações que visam o desenvolvimento do Município

•  Por quanto tempo é válido esse Plano?
A Lei diz que no máximo a cada 10 (dez) anos devemos fazer este processo participativo de revisão.

•  E se o Prefeito não quiser fazer essas ações? E quando mudar o Prefeito?
Assim como nós temos que respeitar as leis, os governantes também. E os próximos prefeitos devem respeitar as Leis, portanto seu plano de governo deve respeitar o Plano Diretor. Para ajudar, a lei exige que se crie um Conselho formado por um grupo de técnicos e representantes da sociedade, que vai acompanhar e propor mudanças sempre que for necessário.

•  Noossa!! Então é muito importante que todos participem! Mas como reunir todas as pessoas?
Por isso é que estamos fazendo reuniões setoriais, em todos os distritos do Município, nos bairros, nas associações dos moradores. Assim levantamos a opinião de todos os participantes, gerando uma lista das potencialidades e desafios. A estatística dessas informações normalmente exprime a opinião da maioria das pessoas.

•  Se tiver gente que não quiser participar?
Quem não participar, vai estar aceitando o que as outras pessoas estão decidindo.

•  Toledo já possui um Plano Diretor?
Sim, desde 1974. Ele foi revisado algumas vezes, mas esta revisão tem um diferencial que é a participação popular e mais recursos tecnológicos.

•  Além das reuniões, existe outra forma de participar?
Sim,você pode enviar sua sugestão através do e-mail planodiretor@toledo.pr.gov.br

•  Depois das reuniões, o que vai acontecer?
Com base nos resultados das reuniões e do levantamento de todos os dados existentes nos cadastros da prefeitura, a equipe técnica municipal escreve uma proposta de lei.

•  E aí já passa a valer?
Primeiro devem ser feitas audiências públicas com representantes da sociedade organizada e depois deve ser mandada para a Câmara de Vereadores que vai analisar, discutir, alterar se achar necessário e aprovar

   
 
Resolução mínina de 800 x 600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados.
- TOLEDO - O Município que queremos - Plano Diretor -
Telefone: (45) 3277-8800
Ramal: 8909