CASA DA CULTURA

SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA - CASA DA CULTURA

SECRETÁRIA: ROSSELANE LIZ GIORDANI

Rua XV de Novembro, 1.638–Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn

Telefones (45) 3378 4548 / 3252 2833 / 3055 8812 / 3055 8813 / 3055 8814

casacultura@toledo.r.gov.br

 

A Secretaria da Cultura de Toledo coordena a Casa da Cultura, onde está sediada, o Teatro Municipal, o Museu Histórico Willy Barth e o Centro de Artes e Esporte Unificados – CEU. Principais eventos realizados: Encontro dos Pioneiros, Festival da Música Gospel, Festin, Arraial do CEU, Toledo em Dança, Palco da Viola, Arte na Praça, Feirinha de Artesanato no Lago, Encontro Municipal de Corais, Semana Farroupilha, Curta Toledo, Virada Cultura e Cantatas Natalinas. Oferece de forma democrática e gratuita cursos e oficinas de música e artes na Casa da Cultura e no CEU das Artes estabelecendo-se assim, a cultura como direito fundamental para o desenvolvimento dos cidadãos.

Secretaria Municipal da Cultura, criada através da Lei Municipal nº. 1.800 em 14 de julho de 1997, tendo a Casa da Cultura como Sede, desde então.

Casa da Cultura a primeira do Estado do Paraná completa 40 anos em 14 de dezembro de 2016. Atende aproximadamente 500 munícipes, a partir de 6 anos de idade, gratuitamente, com cursos de pintura em tela, desenho, violão, guitarra, teclado, teatro, teoria musical, violino, violoncelo, viola clássica, saxofone, flauta transversal, clarinete, bateria, contra baixo e técnica vocal. Disponibiliza o auditório, com capacidade para 60 lugares para apresentações musicais e intervenções artísticas, bem como para realização dos ensaios da Orquestra de Câmara de Toledo, com o objetivo de promover e difundir a Cultura em todas as suas formas de manifestações. 

A Casa da Cultura foi criada pela Lei Municipal nº. 732 de 1973.

O Projeto da criação da Casa da Cultura de Toledo foi idealizado pelo Professor Edílio Ferreira, que foi aprovado pelo Conselho Federal de Cultura no início de do ano de 1974 e foi inaugurada oficialmente no dia 14 de dezembro de 1976.

No início de sua implantação funcionavam, nesta Casa, a Biblioteca Pública Municipal, o Conservatório Municipal de Música, o Ateliê de Pintura, o Auditório. Também eram oferecidas Aulas de Balé e Ginástica Rítmica. Contava, ainda com uma Sala de Exposições.