CASA DA CULTURA – SECRETARIA DA CULTURA DE TOLEDO

Diretora do Departamento de Cultura: Geni Fabris
Coordenadora de Cursos de Artes: Marilene Dal Bosco
Coordenadora de Eventos Culturais: Tathiany Maiara Filadelfo

Estabelecida na Rua XV de Novembro, Praça da Cultura “Dr Wilson Carlos Kuhn”, no centro de Toledo, está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 11:30 e das 13:30 às 17 horas com acompanhamento a visitantes. Fones (45) 3055 8712 / 3055 8713-e-mail: casacultura@toledo.pr.gov.br

A Casa da Cultura foi criada pela Lei Municipal nº. 732 de 1973. Foi a primeira Casa da Cultura do Estado do Paraná.

O Projeto da criação da Casa da Cultura de Toledo foi idealizado pelo saudoso Professor Edílio Ferreira, que foi aprovado pelo Conselho Federal de Cultura no início de do ano de 1974 e foi inaugurada oficialmente no dia 14 de dezembro de 1976.

No início de sua implantação funcionavam, nesta Casa, a Biblioteca Pública Municipal, o Conservatório Municipal de Música, o Ateliê de Pintura, o Auditório. Também eram oferecidas Aulas de Balé e Ginástica Rítmica. Contava, ainda com uma Sala de Exposições.

Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, em 1985, a Casa da Cultura tornou-se um órgão composto de um Conservatório Municipal de Música, Escola da de Dança, Escola de Desenho e Pintura. E como funcionava na Vila Pioneiro o Espaço Cultural e Esportivo, também estava ligado à Casa da Cultura, a Banda Municipal, Coral, Grupos de Teatro e Danças Folclóricas e Tradicionalistas (CTG Chama Crioula, Collase Grupo de Dança Alemã e Figli D’ Itali com Danças Italianas).

Com o objetivo de promover e difundir a Cultura em todas as suas formas de manifestações foi criado a Secretaria Municipal da Cultura, através da Lei Municipal nº. 1.800 em 14 de julho de 1997, tendo a Casa da Cultura como Sede, desde então.

Os anos foram passando, a cidade foi crescendo e a demanda de alunos também, havendo necessidade de ampliar e remodelar este espaço democrático que busca acolher a todos que procuram por aprendizagem e aperfeiçoamentos nas áreas das artes plásticas, cênica e da música, através dos cursos e oficinas de Violão Clássico, Violão, Violino, Guitarra, Viola Clássica, Violoncello, Teclado, Teatro, Pintura em Tela, Desenho, Solfejo, Pintura em Tela e em Tecido, que são oferecidos gratuitamente pela Secretaria da Cultura

E o Governo Municipal preocupado com a qualidade dos cursos e oficinas oferecidos nesta Casa, deu início no final de 2010 as obras para sua readequação e remodelação das instalações proporcionando mais conforto aos seus usuários, no dia 18 de maio de 2011.