Prefeito - Beto Lunitti

DISCURSO DE POSSE DO PREFEITO BETO LUNITTI

Logo após as eleições, uma repórter me perguntou se eu sempre sonhei em ser prefeito. Disse a ela: Não! Mas sempre sonhei com uma sociedade comprometida com a partilha e com a comunhão. E foi este o sonho que me fez o homem político que sou. E nesta minha vida política fui encontrando outras pessoas que tinham o mesmo sonho e com o tempo fomos amadurecendo e construindo a certeza que se continuássemos sonhando sós, o nosso sonho nunca seria realidade. A escolha da vida política não foi fácil. Foram muitos anos de confronto de ideias, de jeitos de olhar o mundo, o país, o estado, a nossa cidade. Tentaram me desconstruir enquanto homem, pai e político.

A verdade tarda, mas prevalece. E aqui cheguei. Cheguei não sozinho, mas com uma legião de homens e mulheres que caminharam comigo e o Pelanka e nos fizeram prefeito e vice-prefeito de Toledo. Foi uma verdadeira provação, onde cada um mostrou o seu melhor, para construirmos esta nova história, que começamos escrever a partir de hoje. Agradeço a presença de Deus em nossas vidas, que nos iluminou e segurou nossas mãos nos momentos mais difíceis. Rogo a presença de Deus para que tenhamos sabedoria em cada decisão do nosso governo. Respeito todos os credos, mas preciso reafirmar que a Fé precisa ser acompanhada de atitudes, de feitos, sem eles, a Fé é morta como diz o Livro de Tiago no capítulo 2. A força que nutriu cada dia da nossa caminhada é obra de Deus, a Ele sou grato pela autoridade que me concede.

Peço licença a todos para olhar agora para minha família. Meus filhos, Gibran e Prianka vocês são minha vida e sei o quanto vocês sofreram pela minha escolha política. Mas nós sabemos que o que nos une é maior do que tudo no mundo: O AMOR. Diante de vocês e toda a gente de Toledo, quero reafirmar: o pai de vocês honrará cada valor ensinado a vocês, que os fez homem e mulher íntegros, honestos, humanos, seres apaixonados pela vida, sem preconceitos. E a isso também agradeço a você Nirce, por incansavelmente ter cuidado de nossos filhos. Cada ato do prefeito Beto, será orientado pelos valores do pai Beto. Não posso deixar de homenagear meus pais que já estão ao lado do Pai de todos nós. Meus velhos Emilia e Guerino. Sei que de onde eles estão, continuam olhando por todos nós e neste momento em que seu filho mais novo, assume um compromisso com a gente deste município, que eles ajudaram a construir, devem ter reforçado o pedido para que todos os anjos estejam conosco. Meus irmãos Pedro, Paulo, Milton, Rejane, Adelar, Alceu, Dalci, Alaides e suas famílias, e in memoriam João Carlos, aqui representado pelo meu sobrinho Marcelo. Vocês são parte de mim e da minha história. Somos o que nossos pais deixaram: a família PAGNUSSATT. Este irmão que os ama vai trabalhar como sempre trabalhou na vida respeitando cada valor ensinado pelos nossos pais. Com os valores recebidos nas nossas famílias, trilhamos esta jornada e com o empenho de cada um dos partidos: PSC, PDT, PT, PSDC, PPL, PCdoB e o PMDB que através dos seus presidentes, militantes, deputados estaduais e federais, ministros e senadores, conquistamos a vitória.

Aqui meu especial agradecimento ao deputado Elton Welter que compreendeu o momento histórico e num sinal de desprendimento defendeu o projeto independente dos nomes que viessem a ser indicados a prefeito e vice. Mas esta vitória não seria possível, sem o trabalho de militantes, de todos os nossos candidatos a vereadores e a vereadoras, amigos e simpatizantes dos nossos partidos. A vitória também não seria possível sem esforço do meu querido vice-prefeito Pelanka. Agora formamos um GOVERNO, um governo de um TOLEDO humano, desenvolvido e participativo, que será intitulado governo BETO LUNITTI E PELANKA, agora os interesses partidários estão superados, agora temos que governar para todos, não podemos nos esquecer disso. Não posso deixar de agradecer os muitos cidadãos e cidadãs anônimos que caminharam nas ruas ao nosso lado. Nos abraçaram e sonharam com um novo tempo.

Depositaram nas urnas a sua esperança, a nossa esperança a esperança que venceu o medo e o preconceito. Toledo não começa hoje, nem começou outro dia. Temos 60 anos, e cada cidadão e cidadã conhecido ou anônimo contribuiu com esta história. Cada prefeito com o seu olhar de mundo defendeu um projeto para o município e deu a sua contribuição. Parabéns a todos eles. Agora, é chegada a vez do Beto e do Pelanka, com o seu olhar, conduzirem Toledo. Temas como economia, meio ambiente, mobilidade urbana, ocupação dos espaços pelas pessoas, o lixo, os carros... são mostrados como problemas. E nós como sociedade precisamos enfrentá-los, precisamos quebrar paradigmas. Enfrentar isso é cuidar da vida. Apresentamos a sociedade um programa que foi aprovado nas urnas que a partir de hoje é meta de trabalho. Trabalho para colocarmos Toledo num patamar de desenvolvimento sustentável e continuo que transforme nosso lugar, em lugar de oportunidades.

Entender e agir nos desejos DA SOCIEDADE e NAS NECESSIDADES presentes é importante, mas olhar para o futuro e deixar um legado para as próximas gerações é estratégico. Neste sentido o governo deverá necessariamente ter duas agendas de trabalho: uma específica para conduzir o seu processo de gestão diária, articulando o conjunto de secretarias e autarquias, e outra QUE VISA O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO A LONGO PRAZO, QUE IRÁ APONTAR OS NOVOS CAMINHOS A SEREM TRILHADOS PELO MUNICÍPIO, ao tempo em que o processo de gestão administrativa integrada se desenvolve. Vamos TAMBÉM fortalecer o empreendedorismo e o cooperativismo com o foco no desenvolvimento humano. Como fazer? Através de um GOVERNO INOVADOR. Porque fazer? Porque o ser humano estará sempre em primeiro lugar. Vamos trabalhar por novas matrizes econômicas que possam absorver a mão de obra formada nas nossas universidades e faculdades e assim gerar emprego com mais renda E não vamos esquecer dos empreendedores individuais, das pequenas e microempresas. NEM DO homem e DA mulher do campo, POIS, com carinho e apoio, os faremos nossos parceiros. Temos o desafio de cuidar de nossa gente antes que ela adoeça.

Precisamos criar a cultura da prevenção. O número de consultas não é sinônimo de eficácia de políticas públicas, ao contrário, é sinal que algo não vai bem. Então o grande desafio é organizar o sistema de saúde pública para que avance, que qualifique o cuidado com as pessoas. Na assistência social faremos política pÚblica sob o prisma do direito do cidadão e da cidadã. Precisamos fortalecer nossa educação, para além do IDEB. Temos o compromisso de promover as políticas públicas para que a juventude aproprie-se dos espaços públicos, através da cultura, esporte e lazer. Queremos que eles vivam sua cidadania na plenitude e assim possam conduzir suas vidas longe das drogas, da violência e do crime. Vamos trabalhar para que os espaços públicos sejam um bom ambiente de promoção dos vínculos familiares. A partir de amanhã começamos um longo e grande trabalho na promoção da cidadania, no fortalecimento da sociedade organizada, no fortalecimento das associações porque acreditamos que se governarmos juntos com a sociedade acertamos mais e governamos melhor.

A sociedade está acostumada com um jeito de governar e nós vamos imprimir o nosso jeito, seremos um governo de diálogo, sem rupturas, mas de personalidade e aos poucos a sociedade vai compreender este novo jeito. E creio: GOSTARÁ! Para este trabalho que, oficialmente se inicia hoje propomos um pacto não só entre os partidos que nos elegeram, mas com a sociedade civil, a Câmara de Vereadores, o Ministério Público, o Judiciário e, em especial, com os servidores e servidoras, secretários e secretárias, porque juntos podemos transformar o sonho da comunhão e da partilha em realidade, desde que cada um de nós faça a sua parte e ajude ao outro. Eu como prefeito a partir de agora, como servidor eleito pelas urnas, quero servir. Este servir com olhar cidadão e de cidadania. Também compreendendo que críticas, oposição política, expressadas de forma verbal ou escrita, fazem parte da cesta do mundo da política. Cada secretário e secretária tEm o compromisso de lealdade ao governo, ao programa eleito e com a gestão norteada pela legalidade, a impessoalidade, a moralidade, também pela publicidade, a eficiência e a eficácia, nunca esquecendo da economicidade. Contamos em Curitiba, com o grande parceiro Welter, sempre imprescindível, Ademir Bier nosso companheiro de lutas, Paranhos novo companheiro e também o Duílio que já se colocou a nossa disposição. O povo de Toledo, tenho certeza, os quer na defesa dos interesses de nosso município na Assembleia Legislativa do Estado. Em Brasília, contamos com todos os ministros que estiveram conosco, em especial Gleisi Hoffmann, madrinha desta aliança. O Senador Sérgio de Souza, que esteve incansavelmente conosco e mesmo antes de assumirmos já está empenhado para garantir recursos para Toledo.

O Senador Requião, velho conhecido que tanto ajudou Toledo enquanto governador. Os deputados federais André Vargas, Zeca Dirceu, Dr. Rosinha, Osmar Serraglio, Takayama, Padovani, alguns que na corrida das emendas parlamentares já incluíram as demandas de Toledo. E agradecer ao deputado Dilceu Sperafico que apesar de não fazer parte do nosso campo político, veio até aqui nos prestigiar e se colocar a disposição do município. O time é grande, grande também são os desafios, então de mãos dadas, a partir de hoje, vamos governar para os 123 mil habitantes. Trabalhar para que o sonho de um Toledo humano, desenvolvido e participativo seja realidade, por que a partir de hoje, vivemos um novo tempo. Um tempo de cidadania! E eu como prefeito tenho o grande dever de promover a CATEQUESE DA CIDADANIA! Vamos ao trabalho! Avante Toledo! Pra frente Toledo! DEUS NOS ABENÇOE! Muito obrigado