CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Enviado por social.beth em ter, 15/02/2011 - 13:37

O CRAS é a “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

Atribuições do CRAS:

·         Executar serviços de proteção social básica;

·        Organizar e coordenar a rede de serviços sócio-assistenciais locais da política de assistência social;

·        É responsável pela oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF;

·        Realizar, sob orientação do gestor municipal de Assistência Social, o mapeamento e a organização da rede socioassistencial de proteção básica;

·        Promover a inserção das famílias nos serviços de assistência social local;

·        Promover o encaminhamento da população local para as demais políticas públicas e sociais. (PNAS 2004).

Os serviços do CRAS são realizados com referência territorializada, visando à valorização das heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e a promoção e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Em Toledo foram implantados 5 CRAS com territórios de abrangência em todos os bairros e distritos.

CRAS I – Vila Pioneiro

Rua Dr. Cyro Fernandes do Lago, 167 – Vila Pioneiro

Anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social -

CRAS II – Jardim Europa/América

Rua Carlos Drumond de Andrade, s/n.

Telefone: 32527585

Anexo a Associação de Moradores do Jardim Bela Vista

CRAS III – Jardim Coopagro

Rua da Faculdade, Jardim Santa Maria (endereço provisório)

Telefone: 32783125

Em frente à UNIOESTE.

CRAS IV – Jardim Panorama

Rua Senador Acyoli Filho esquina com Osvaldo Aranha, nº 2545 – Panorama

Telefone: 3252 7958

Antiga Associação da Copel – anexo a Praça João Ramos.

CRAS V – Santa Clara

Rua Ledi Fischer Mass – Santa Clara IV

Telefone: 3278 - 7287

anexo a Praça CEU.

A população ao demandar de algum serviço de proteção social básica de assistência social deverá procurar o CRAS de referência do bairro em que mora.

Em anexo os bairros de abrangência dos CRAS.

Período Eleitoral

Em cumprimento à Lei Eleitoral nº 9.504/1997, somente ficarão disponíveis no site do Município os serviços de caráter essencial.