CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS é a “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

Atribuições do CRAS:
·         Executar serviços de proteção social básica;
·        Organizar e coordenar a rede de serviços sócio-assistenciais locais da política de assistência social;
·        É responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às Famílias – PAIF;
·        Realizar, sob orientação do gestor municipal de Assistência Social, o mapeamento e a organização da rede socioassistencial de proteção básica;
·        Promover a inserção das famílias nos serviços de assistência social local;
·        Promover o encaminhamento da população local para as demais políticas públicas e sociais. (PNAS 2004).

Os serviços do CRAS são realizados com referência territorializada, visando à valorização das heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e a promoção e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Em Toledo foram implantados 4 CRAS com territórios de abrangência em todos os bairros e distritos.

CRAS I – Vila Pioneiro
Rua Dr. Cyro Fernandes do Lago, 167 – Vila Pioneiro
Telefone: 30558700 ou 30558701
Anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social -
CRAS II – Jardim Europa
Rua Carlos Drumond de Andrade, s/n.
Telefone: 32527585
Anexo a Associação de Moradores do Jardim Bela Vista
CRAS III – Jardim Coopagro
Rua Eduardo Gatto, 268.
Telefone: 32783125
Próximo à Igreja Católica São Francisco de Assis
CRAS IV – Jardim Panorama
Rua Senador Acyoli Filho esquina com Osvaldo Aranha, nº 2545 – Panorama
Telefone: 3252 7958
Antiga Associação da Copel – anexo a Praça João Ramos.

A população ao demandar de algum serviço de proteção social básica de assistência social deverá procurar o CRAS de referência do bairro em que mora.

Em anexo os bairros de abrangência dos CRAS.