comunicacao.fabio 10 de Fevereiro de 2022 at 13:22h

Agência do Trabalhador realiza atividade com estudantes de colégio da rede estadual

O acesso ao mercado de trabalho é um cenário vislumbrado pelos jovens. Com o intuito de oferecer dicas e auxiliar no processo de inserção deste público no mundo do emprego, a Agência do Trabalhador de Toledo realizou, na última quarta-feira (09), uma atividade com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, da Vila Industrial. 

 

Os alunos e alunas receberam orientações sobre onde se concentram as maiores oportunidades de empregabilidade no município, o perfil dos contratados e como preencher o currículo pessoal, inclusive utilizando a ferramenta disponibilizada pelo Currículo Top, desenvolvido pela Agência local e premiado em nível paranaense. “Explicamos que por meio dessa ferramenta o cadastrado vai para nosso banco de dados e fazemos a filtragem, uma pré-seleção e encaminhamos para entrevista pessoas já com o perfil procurado pelo empregador”, explica o diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza.

 

Rodrigo ainda explicou sobre as possibilidades de qualificação, por meio de cursos técnicos promovidos pela administração municipal. “Nos próximos meses devem ser concluídos alguns processos licitatórios para estas qualificações que vão potencializar a contratação do jovem, em especial quando se trata do primeiro emprego”, acrescenta.

 

O convite para a presença dos servidores municipais do órgão na unidade educacional partiu da direção. De acordo com o diretor auxiliar do Colégio, José Adailton Dechechi, é importante orientar o jovem sobre a importância do trabalho em especial na faixa etária dos dezesseis aos dezoito anos, público alvo da palestra. “Muitos já estão cursando o ensino médio no período noturno, por conta da possibilidade de trabalhar, e precisam de orientação para ingressar no mercado de trabalho, que hoje é muito competitivo”. Dechechi ainda acrescentou que cabe também a rede educacional, seja ela pública ou privada, levar este tipo de informação aos estudantes.

 

Sobre a atividade, o diretor informou que os representantes da Agência trouxeram diversas informações que vão contribuir para os jovens. “Fica o nosso agradecimento ao Rodrigo [Souza] e ao Alisson [Teixeira] por trazer este conhecimento para nossos alunos e também para a equipe aqui do Colégio. É bom saber que a Prefeitura de Toledo desenvolve esses projetos, em especial esse complemento à educação escolar, por meio de cursos técnicos, de forma gratuita. Isso se soma às competências que eles vão adquirindo durante a vida estudantil”, concluiu.