jose.seide 28 de Março de 2022 at 15:41h

Centro de Treinamento para Idosos (CTI) é oficialmente lançado em Toledo

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (28), foi realizado o lançamento oficial do Centro de Treinamento para Idosos (CTI), estrutura que oferece atividades desportivas e recreativas específicas para pessoas com mais de 55 anos são atendidas pelo programa Idoso em Movimento, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O espaço, no câmpus II da Universidade Paranaense (Unipar), parceria do poder público municipal na iniciativa, conta todos os recursos para a prática de esportes adaptados, como o vôlei gigante, handebol por zona, basquete reloginho, peteca, tênis de mesa, além de jogos cognitivos como dominó, xadrez e trilha.

Neste primeiro momento, o CTI ficará sob a coordenação da professora Alice Araldi Ansolin e oferecerá atividades às segundas e terças-feiras, no período vespertino (confira programação ao fim da matéria), com direito a lanche para os participantes. As inscrições podem ser feitas no próprio local. “A ideia deste centro surgiu neste início do ano e a Unipar prontamente colocou-se à nossa disposição. É uma ação feita por gente que acredita que as pessoas que chegam aos 55 têm muito a contribuir. A terceira idade tem sua beleza, sua força, representa uma fase de mudanças com infinitas possibilidades. Teremos aqui as modalidades que integram os Jogos da Integração do Idoso do Paraná (Jidos), ou seja, teremos condições para nossos atletas se prepararem ainda melhor para representar nosso município nesta competição”, destaca a coordenadora do Idoso em Movimento, Marcia Franciele Spies.

 

O lançamento oficial do CTI foi prestigiado por várias lideranças locais, como o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt; o vereador licenciado Valdomiro Bozó; a titular da Smel, Marli Gonçalves Costa; e o coordenador do curso de Educação Física da Unipar/Toledo, Robson Recalcatti. “O prefeito Beto Lunitti e eu temos bem claro quais os rumos que queremos dar a Toledo e esse projeto inclui os nossos idosos para quem sempre trabalharemos para retribuir a dedicação com que ajudaram a construir um município próspero e promissor, ainda mais neste momento em que estamos prestes a celebrar o aniversário de 70 anos”, destaca o vice-prefeito, que representou o chefe do Executivo, Beto Lunitti, que está em viagem oficial. “Fico feliz em presenciar o início de um projeto focado na qualidade de vida dos idosos de Toledo. Para projetos assim, contem sempre com o apoio do Legislativo Municipal”, pontua o vereador. “Nosso município tem uma política pública diversificada na área de esportes e lazer, com a oferta de 72 modalidades e de atividades que atendem da criança ao idoso. Somos vistos como referência para muitos municípios e este sucesso merece ser compartilhado com as lideranças comunitárias, especialmente as que trabalham em grupos da terceira idade, e com parceiros fundamentais, como a Unipar, que entendem que a saúde do corpo e da mente é fundamental para essa fase da vida ser vivida com plenitude”, salienta a secretária. “Temos uma satisfação imensa de receber este público tão importante em nossa instituição. Hoje a terceira idade representa mais de 37 dos 210 milhões de habitantes do Brasil, e Toledo tem um trabalho muito bem planejado e executado nesta área desportiva e recreativa em favor dos idosos”, avalia o coordenador.

 

Depois dos discursos, foi exibido, de forma inédita, um vídeo institucional desenvolvido pelo Departamento de Comunicação. Em seguida, os idosos foram convidados a apreciarem um coffee break preparado pela equipe da Cozinha Social e, em seguida, foram participar das atividades oferecidas pelo CTI.

 

Programação das atividades no CTI

SEGUNDAS-FEIRAS

14h - Vôlei gigante feminino e basquete reloginho 

15h30 - Lanche 

15h50 - Handebol misto, tênis de mesa, dama e trilha

17h30 - Vôlei gigante masculino

 

QUARTAS-FEIRAS 

14h - Vôlei gigante feminino e peteca

15h30 - Lanche

15h50 - Handebol misto, xadrez e dominó

17h30 - Vôlei gigante masculino