comunicacao.fabio 06 de Janeiro de 2022 at 13:46h

PAM/Mini Hospital volta a atender apenas pacientes com sintomas gripais

A Secretaria de Saúde de Toledo anunciou que a partir desta quinta-feira (06) o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) volta a atender exclusivamente pacientes (maiores de 13 anos) com sintomas gripais. A ação se justifica pelo aumento da procura por consultas suspeitas de Covid-19. A equipe também será reforçada com a contratação de mais médicos classificados em Processo Seletivo Simplificado (PSS).

 

A média de atendimentos por dia tem crescido de forma rápida. De acordo com o relatório do Departamento de Gestão em Saúde, o pico em dezembro havia sido no dia 28, com 177 pacientes. Na primeira segunda-feira (03) desta semana foram 226, na terça-feira (04) 251 e na quarta-feira (05) este número foi de 325 atendimentos. 

 

Com base nestes dados, foi tomada a decisão de novamente separar o fluxo de pacientes. “Houve um súbito e considerável aumento de pacientes com febre, dores no corpo, tosse, irritação na garganta. Esses são indicadores de Covid-19, mas também de outras gripes, como a Influenza A H3N2, que também temos notado aumento de casos”, explica o diretor-geral da Secretaria de Saúde e secretário interino, Fernando Pedrotti.

 

Quando procurar o PAM - Pacientes com mais de 13 anos que apresentarem os primeiros sintomas que indiquem suspeita de contaminação por coronavírus, como coriza, irritação na garganta, febre, dores no corpo, entre outros sinais característicos de síndromes gripais e resfriados.

 

Quando procurar a UPA - Pacientes com outros sintomas clínicos e demais patologias e pessoas com sintomas gripais menores de 13 anos.