comunicacao.fabio 28 de Março de 2022 at 15:43h

Prefeitura comemora Dia dos Pioneiros com celebrações religiosas e vídeo

A administração municipal lembrou o Dia dos Pioneiros com celebrações religiosas e um vídeo com a história de Valdir Formigheri, um dos primeiros moradores de Toledo, disponibilizado nas redes sociais oficiais do município. Os dois eventos, a missa da Catedral Cristo Rei e o culto na Igreja do Sino, realizados no domingo (27) contaram com a presença de diversos representantes da Prefeitura, entre eles o prefeito Beto Lunitti. A escolha das duas denominações religiosas para o momento de ação de graças se deu pela predominância delas entre os pioneiros.

 

O dia 27 de março foi escolhido para marcar o Dia dos Pioneiros, pois foi a data em que, em 1946, chegou o primeiro grupo de famílias em Toledo por intermédio do projeto de ocupação territorial estruturado pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A (Maripá). “É uma data a ser comemorada e cabe a nós, poder público, incentivar e reconhecer o quanto estas famílias fizeram e fazem por nosso querido município, ainda mais quando comemoramos 70 Anos desta história de trabalho e dedicação”, comentou o prefeito Beto Lunitti.

 

Sobre o vídeo em homenagem aos pioneiros, tendo como personagem Valdir Formigheri, a secretária de Cultura Rosselane Giordani disse ser o reconhecimento a todos os desbravadores. Valdir chegou ao município em 1947, com 13 anos, trabalhou no armazém da Colonizadora Maripá e posteriormente aprendeu o ofício de tipógrafo. No vídeo o pioneiro conta diversas passagens de sua vida. “Quem assistiu pode ver relatos de um início difícil, com muitas coisas a serem realizadas e as dificuldades vividas diariamente, que iam desde. Graças a este empenho, força e dedicação, temos este lugar maravilhoso, de gente pujante e grata por viver aqui”, frisou.

 

Além das celebrações religiosas, as comemorações do Dia dos Pioneiros ainda contemplam a parte festiva. Aproximadamente 600 pessoas de famílias pioneiras vão se reunir, na quinta-feira (31), no Clube Toledão. A partir das 9h30 começa a recepção aos convidados, com apresentações artísticas a partir das 10h. Às 11h acontece o cerimonial e o almoço está programado para às 12h.