comunicacao.fabio 03 de Janeiro de 2022 at 16:41h

Secretaria de Saúde de Toledo vai ampliar atendimentos de saúde bucal

Nesta segunda-feira (03) foi assinada pelo gestor municipal a convocação de quatro odontólogos. Com a ação, a cobertura vai ser ampliada em 20% em relação à oferecida atualmente. Os novos servidores municipais atuarão na Atenção Primária em Saúde com a promoção e prevenção de problemas bucais e também tratamentos clínicos como limpezas, restaurações, extrações, entre outros procedimentos. O chamamento dos profissionais será publicado no Diário Oficial de terça-feira (04).

 

Por conta da Lei Complementar Nº 173/2020, o município estava impedido de ampliar o quadro funcional, o que dificultou os avanços na área. “Com o término da vigência desta norma, é possível contratar e oferecer mais atendimentos de odontologia”, explica o diretor-geral e secretário interino da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti. “A chegada dos novos servidores municipais vai contribuir significativamente para avançar nas políticas de prevenção aos problemas bucais”, completa. 

 

Os novos profissionais são odontólogos padrão T4 (carga horária de 20 horas semanais) e irão compor Equipes de Saúde Bucal (ESB’s) de 20 horas, uma nova modalidade oferecida pelo Ministério da Saúde. Os servidores atuarão na Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou nas Equipes de Atenção Primária (EAP’s). Conforme a coordenadora de Saúde Bucal de Toledo, Juciliane Angoneze Cesaro, serão mais quatro ESB’s à disposição da população.

 

Juciliane ainda afirmou que com a convocação será possível reorganizar o serviço odontológico em Toledo. “Tivemos algumas aposentadorias e exoneração nos últimos meses e algumas UBS’s ficaram sem este tipo de atendimento, como é o caso do Panorama e Alto Panorama. Em outras, a oferta foi reduzida, como aconteceu na Unidade do Jardim Coopagro”.

 

De acordo com a coordenadora, a saúde bucal é parte integrante e fundamental para a saúde geral dos pacientes. “Os cuidados com a saúde bucal são de extrema importância para o indivíduo. Eles devem ser iniciados ainda em casa com a escovação dentária e o uso do fio dental diariamente. Os novos profissionais estarão nas UBS para ajudar nesse processo de promoção, prevenção, orientação e  realizar os tratamentos clínicos que se fizerem necessários para a recuperação e a manutenção da saúde”, lembrou  

 

O prefeito Beto Lunitti acrescentou que a intenção é avançar na oferta de serviços para a população. “Estivemos durante um período [referindo-se à vigência da Lei Complementar 173/2020] impedidos de ampliar nosso quadro funcional. Temos algumas carências que são mais urgentes neste momento e uma delas era essa. Com prudência, vamos avançar nas convocações de novos servidores municipais”, concluiu.