comunicacao.fabio 18 de Janeiro de 2022 at 14:11h

SMDAS teve um ano cheio de ações em proteção ao Meio Ambiente

Cuidar do Meio Ambiente não é uma tarefa fácil, mesmo nos dias atuais, onde as pessoas e as empresas estão mais cientes desta necessidade. Em Toledo, mesmo com a pandemia, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) teve um ano cheio de trabalhos e desafios em 2021. Foram diversas ações e atividades desenvolvidas dentro dos mais variados ramos de atuação com vistas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

 

A rota de coleta seletiva do município foi ampliada para 100% da área urbana, mais doze distritos, abrangendo também as áreas rurais. Quatro Ecopontos Itinerantes foram realizados para recolher mais de 100 toneladas de resíduos volumosos e resíduos verdes e, em média, 15 toneladas de resíduos recicláveis nas residências dos bairros Jardim Independência, Tancredo Neves, São Francisco e Jardim Bandeirantes. 

 

Educação Ambiental

As ações de Educação Ambiental, ligadas à população externa, sempre tiveram uma atenção especial da SMDAS: “Junho Verde” com atividades durante todo o mês (palestras/workshops, arrecadações de materiais para Associação de Catadores, entre outras atividades). 

 

A comemoração do Dia da Árvore resultou na reabertura da Trilha Ecológica do Parque Diva Paim Barth. Foram mais de 500 visitantes atendidos apenas entre setembro e a primeira quinzena de dezembro de 2021.

 

Ações em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) proporcionaram a entrega de mudas de árvores nativas em troca de alimento e/ou ração. Durante essas ações, mais de 2 mil mudas de árvores foram entregues à população e cerca de 80 cestas básicas foram montadas e destinadas à Associação de Catadores.

 

No Dia do Rio uma ação envolvendo diversos parceiros, entre eles estudantes, resultou no trabalho de proteção da Sanga Pyahu. Durante a Virada Cultural, a Secretaria marcou presença organizando a Feira de Adoção de animais, arrecadação de livros didáticos desatualizados e guiando diversos grupos na Trilha Ecológica. As visitas ao Aquário Municipal passaram de 32 mil pessoas durante o ano de 2021.

 

As ações de Educação Ambiental também foram realizadas em forma de campanhas educativas e de incentivo à população. Durante o ano foram entregues aproximadamente 2.700 sacos de ráfia para a população realizar a separação de materiais recicláveis por meio do Programa Porta a Porta (Jardim Bandeirantes e BNH Tocantins). Quatro palestras sobre Resíduos Sólidos e a Importância da Coleta Seletiva foram ministradas para o setor cooperativista, comércio atacadista e agentes de saúde. O ano de 2021 também marcou a retomada do Programa de Recuperação de Nascentes. A arrecadação de livros desatualizados das escolas municipais de Toledo foram destinados para a Associação de Catadores. E a entrega de imãs de geladeira com roteiro da coleta seletiva para alunos da rede municipal e visitantes da Trilha Ecológica colaborou com a divulgação do programa. 

 

Recicláveis

A Coordenação das Centrais de Valorização e Educação Ambiental, por meio do Programa “Too Reciclando”, registrou de janeiro a novembro de 2021 uma média de 98 toneladas de materiais reciclados arrecadados pelo Programa Porta-a-Porta e 100 toneladas de materiais reciclados por meio dos contêineres “Amarelinhos”, com uma comercialização média de 128 toneladas de materiais através da Associação de Catadores, o que garantiu a eles uma média de R$82,00 a diária de trabalho. 

 

Além disso, na metade do ano, os associados da Associação de Catadores de Recicláveis do Município foram beneficiados com o Passe Social, garantindo o transporte gratuito até a Associação.

 

Investimentos

Os investimentos no Aterro Sanitário não pararam durante o ano. Além das manutenções diárias, foram adquiridos novos maquinários, entre caminhão “Roll On Roll Off”, caminhão compactador, escavadeira hidráulica e trator de esteira, as aquisições ultrapassaram R$4 milhões. 

 

Na área de infraestrutura também estão sendo feitos investimentos, como a correção das vias, pintura, corte de grama, roçada, entre outras atividades de manutenção. A coordenação de Paisagismo garantiu o plantio de mais de 35 mil mudas de flores de verão durante o ano e mais de 30 mil mudas de inverno em locais estratégicos da cidade. 

 

Animais

Por meio da coordenação de Proteção e Defesa animal, foram realizadas três Feiras de Adoção Animal, com doação de mais de 45 animais (entre cães e gatos). Durante as feiras, a população doou aproximadamente 530 quilos de rações, que foram destinadas às protetoras cadastradas no Município de Toledo.

 

Durante o ano, o programa de castrações de animais atendeu mais de 240 animais, além dos atendimentos clínicos e cirúrgicos que passaram de 350. Além disso, também é preciso fiscalizar e verificar as denúncias realizadas pela população, mais de 2.600 atendimentos foram realizados: denúncias, notificações e auto de infrações. Somado a isso, mais 948 visitas e autorizações para implantação de loteamentos, suinoculturas, entre outras atividades.