comunicacao.fabio 19 de Abril de 2022 at 16:32h

Toledo deve receber milhares de visitantes no próximo fim de semana

A organização das praças esportivas de Toledo fazem com que o município seja constantemente escolhido para sediar grandes competições. Nesta semana, mas precisamente a partir desta terça-feira (19), já se inicia o processo de montagem de equipamentos e a estruturação para as seis disputas, sendo duas nacionais, que trarão milhares de atletas para o município, movimentando, além do meio esportivo, os setores de comércio e serviços. 

 

As primeiras ações já começaram no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com a montagem das tendas para a tradicional 24h Torao Takada. Serão disputadas as modalidades 24 horas de revezamento, 24 horas solo e 100 km solo. A disputa é organizada pela Associação Correr Toledo, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), e acontecerá nos dias 23 e 24 de abril de 2022. A prova é chancelada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e integra também o calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU).

 

Na quarta-feira (20) começa a preparação de outra competição nacional. O Ginásio de Esportes Alcides Pan sedia a Copa do Brasil de Tênis de Mesa até o dia 24. A programação prevê para a sexta-feira (22), a partir das 8h, classificação, pré-mirim, mirim e juvenil. No mesmo horário, no sábado, começa o super pré-mirim, infantil, juventude e sênior/lady. Para o domingo (24), 8h, classes e absolutos. 

 

Competições estaduais e regionais - Além das disputas nacionais, Toledo sedia o Campeonato Paranaense de Arrancada. A movimentação acontece na Pista de Arrancada do Autódromo Rafael Sperafico e receberá os carros mais velozes do cenário da modalidade. 

 

O handebol movimenta três locais com a Copa Oeste, Categoria Juvenil Masculino e Feminino. Os jogos acontecem no Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni (CCR) e no Yara Country Clube e envolvem times da região. 

 

No sábado (23), a partir das 9h, começa o Campeonato Estadual Juvenil de Bocha. A competição é para duplas masculinas e femininas. São esperados representantes de mais de 20 municípios e a disputa acontece no Ginásio de Esportes Lauri José Simon, no Jardim Panorama. 

 

Já o Toledo Esporte Clube (Toledão) abre suas portas para o Porcão, uma das competições mais tradicionais do bolão paranaense neste fim de semana. As partidas acontecem a partir da quinta-feira (21) e seguem até o domingo (24) e prometem agitar mais de 30 municípios de todo o estado. 

 

Economia - As disputas aquecem um novo nicho: o do turismo esportivo. “Quando você organiza eventos com este porte, além do atleta, recebemos também a família e o staff destes competidores. Isso movimenta nossa hotelaria, restaurantes e setor de serviços. As empresas também se movimentam para patrocinar a prova, se tornam parceiros, ganham com a publicidade que gera um grande evento. Isso justifica a organização e também investimentos que acontecerão na região, entre eles, o emborrachamento da pista em torno do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth, obra prevista prevista para acontecer ainda em 2022”, comenta a secretária da Smel de Toledo, Marli Gonçalves Costa.