comunicacao.fabio 18 de Outubro de 2021 at 16:30h

UBS’s abriram no sábado para população atualizar vacinas e cadastros

O Dia V de Vacinar, organizado pela Secretaria de Saúde em Toledo, aconteceu durante todo o sábado (16) nas unidades básicas de saúde (UBS) do município, da sede e do interior. A população pode atualizar as 18 vacinas do calendário de imunização. Além disso, foram realizadas primeiras e terceiras doses da vacina contra o coronavírus. As ações integram a Campanha Nacional de Multivacinação de 2021 e contou com a parceria da família rotária de Toledo.

 

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, no total foram aplicadas 1.251 vacinas. O público alvo da campanha, na faixa etária de 0 a 15 anos, a dispensação foi de 402 vacinas.

 

A campanha segue até o fim do mês, conforme os horários das salas de vacinação de cada UBS. Apesar do esforço, segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno, houve pouca procura da população durante o Dia V. “Ficou um pouco aquém do que esperávamos, porém temos que enaltecer os esforços de todos que procuraram, bem como os servidores municipais da Secretaria de Saúde que trabalharam e dedicaram seu fim de semana ao trabalho de vacinação”, comentou.

 

Juliana ainda lembrou que até o fim do mês será possível fazer as vacinas que estiverem em atraso. “Pedimos que todos continuem buscando as unidades para a regularização dos cartões vacinais e a atualização dos dados cadastrais. Esperamos que esses números melhorem. Agora as unidades vão fazer uma intensificação, por meio de busca ativa, dessas populações com vacinas em atraso e melhorar a cobertura vacinal no município”, concluiu. 

 

A secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, também destacou a parceria com o Rotary. “Auxiliaram de forma bastante efetiva, nos dispondo faixas e carro de som para que tivéssemos pessoas buscando a vacinação nas UBS’s”. Gabriela ainda reforçou a importância das vacinas. “Temos hoje muitas doenças erradicadas por conta das campanhas. É preciso, para manter este quadro, que as pessoas busquem a imunização”, concluiu. 

 

Outubro Rosa - Aproveitando as portas abertas no sábado, algumas UBS’s aproveitaram para realizar ações alusivas ao mês escolhido para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.