COOVICAPAR recebe posse definitiva de frigorífico em Toledo

Publicado: Sex, 16/02/2024 17:07
  • Cooperativa terá que dobrar a produção e garantir 50 vagas de trabalho pelo período mínimo de cinco anos
    Cooperativa terá que dobrar a produção e garantir 50 vagas de trabalho pelo período mínimo de cinco anos
  • Presidente da Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná (COOVICAPAR), Paulo Bernardi
    Presidente da Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná (COOVICAPAR), Paulo Bernardi
  • Cooperativa terá que dobrar a produção e garantir 50 vagas de trabalho pelo período mínimo de cinco anos
    Cooperativa terá que dobrar a produção e garantir 50 vagas de trabalho pelo período mínimo de cinco anos

 

A Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná (COOVICAPAR) recebeu na tarde desta quinta-feira (15) a posse definitiva do frigorífico em uma área que pertencia ao Município de Toledo, na OT 007 distrito de Vila Nova. O abatedouro, que já vinha sendo administrado pelos cooperados desde 2011, recebeu a Escritura Pública de Doação com Encargos onde assume vários compromissos, entre eles, dobrar a produção e garantir a manutenção de 50 vagas de emprego por um período de cinco anos. 

“Esse é um dia muito importante para nós da cooperativa, é um dia de comemoração e de agradecer muito ao poder público por essa iniciativa. Essa escritura nos dá uma segurança muito maior para continuarmos investindo. Já investimos mais de R$5 milhões aqui, com placas solares, com caldeiras novas, câmaras, linha de abate. Fomos modernizando tudo até chegar nesses 320 abates diários de suínos atualmente. Nosso compromisso é chegar nos 640 abates diários, para isso estamos fazendo algumas solicitações ao governo do Estado e temos a possibilidade de atingir essa meta em aproximadamente um ano”, estimou o presidente da COOVICAPAR, Paulo Bernardi. 

Ao reforçar os compromissos assumidos, Bernardi, destaca que a cooperativa já ultrapassou a meta de geração de empregos. Atualmente, são 55 colaboradores trabalhando diretamente. Ele estima que os negócios do frigorífico envolvam aproximadamente 200 empregos indiretamente. “Hoje nós buscamos funcionários de Sarandí, de Vila Nova e de Toledo para completar o quadro de funcionários. Se for calcular indiretamente, são mais de 200 empregos, pois tem o cara que fornece a lenha, tem os motoristas que trazem o suíno vivo, tem os motoristas que levam a carne já batida, tem os motoristas que vêm buscar os dejetos, tem comércio na cidade que gira, restaurante, mercado, posto de combustível, farmácia, materiais de construção, tem o encanador, tem o eletricista, então tudo isso acaba gerando uma grande cadeia”, reforça Bernardi. 

A cooperativa - No próximo dia 4 de março a COOVICAPAR completa 18 anos. Ela nasceu em 2006 e este ano atinge a “maioridade”. São 36 cooperados que fazem parte da cooperativa, são produtores de ovinos e caprinos do Oeste do Paraná. Entre os objetivos elencados estão também o de fomentar o desenvolvimento e a expansão da produção de proteína animal, oferecendo assistência técnica especializada aos produtores, efetuar sempre que solicitado e sem qualquer custo para o município o abate de animais para atender os Programas de Compra Direta, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e manter medidas permanentes de preservação e defesa do meio ambiente. 

O diretor do programa Compra Direta da Cozinha Social, Ademir Adamczuk, elogiou a qualidade de operação da COOVICAPAR. “Desde que a cooperativa passou a nos atender melhorou muito a qualidade e a confiabilidade dos serviços oferecidos. Era comum termos reclamações e insatisfação dos produtores, mas com a COOVICAPAR melhorou 100% a qualidade dos abates. Isso é muito bom para o município”, destaca o diretor. 

Autoridades do Legislativo e do Executivo participaram do ato de entrega da escritura, além dos cooperados e integrantes da equipe de colaboradores da cooperativa. No documento, a área de 36.300 metros quadrados com as benfeitorias foi outorgada no valor estimado de R$3.348.524,00.