Fórum vai debater propostas para fomento da cultura de inovação em Toledo

Publicado: Sex, 23/02/2024 09:36 | Modificado: Seg, 26/02/2024 14:46
  • Fórum vai debater propostas para fomento da cultura de inovação em Toledo
    Fórum vai debater propostas para fomento da cultura de inovação em Toledo

 

Um trabalho intersetorial, envolvendo atores do poder público e de entidades representativas, promove no próximo sábado (24), a partir das 8h30, o Fórum de Inovação de Toledo. A ação acontece no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico e tem como objetivo a sensibilização e engajamento das lideranças locais para um conjunto de ações, visando o fomento da cultura de inovação e criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo. 

O evento integra o Programa Cidade Inovadora, desenvolvido pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e realizado pelo Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Toledo (COMCITI), com apoio da Prefeitura de Toledo, Sebrae, Funtec, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e Iguassu Valley. Conforme o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Agronegócio, da Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Amir Kanitz, os temas das palestras foram escolhidos de acordo com os desafios a serem enfrentados no ecossistema regional de inovação, tomando como base o diagnóstico realizado há poucos meses pelo Sebrae.

A expectativa é reunir pessoas envolvidas ou que desejam participar de discussões relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. “A ideia é refletir sobre os caminhos para a transformação da nossa região e do Brasil. E essa transformação certamente passa pela adoção de estratégias sustentáveis para geração e desenvolvimento de ecossistemas que estimulem mais e melhores empresas inovadoras. Um fórum como este serve para alinhar intenções no sentido de inserir os vários atores locais da inovação em contextos regulatórios, organizacionais e institucionais que impulsionam a melhoria contínua não apenas de produtos e serviços, mas também da própria cultura da inovação”, detalhou Kanitz.

Nesse sentido, a preocupação em fortalecer a governança do ecossistema será abordada pelo consultor no Sebrae de Londrina, Heverson Feliciano, a partir da compreensão de que a formação de lideranças é primordial para a efetividade de ações inovadoras. Além disso, a necessidade de construir relações institucionais e governamentais eficientes também terá seu espaço de discussão na fala do diretor de Inovação do Conselho de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e também diretor do Estação 43, Roberto Moreira.

Para integrar os conteúdos trazidos pelos palestrantes e a realidade local será realizado um painel de debates, denominado “Inovação como estratégia de desenvolvimento”, com a mediação do CEO da Cutomerx, Leonardo Superti. Além dos dois palestrantes, o espaço de debate contará também com a atual presidente da ACIT Presidente da ACIT e sócia da Maxicon Sistemas, Anaide Holzbach de Araújo, e o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo. Também estão confirmadas as presenças do gerente Regional do Sebrae Paraná, Agusto César Stein, do presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa; e do prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

O Fórum de Inovação é um evento gratuito e aberto ao público e já conta com aproximadamente 100 inscritos representando empresas inovadoras, cooperativas, startups, universidades, além de empresários e entusiastas da inovação de forma geral. Os interessados precisam apenas fazer sua inscrição por meio de um formulário eletrônico no endereço https://forms.gle/XH4e5ooPAQEtHHiD6.