Potencial turístico é tema de encontro em Toledo

Publicado: Sex, 20/10/2023 15:37 | Modificado: Seg, 23/10/2023 16:43
  • Potencial turístico é tema de encontro em Toledo
    Potencial turístico é tema de encontro em Toledo
  • Potencial turístico é tema de encontro em Toledo
    Potencial turístico é tema de encontro em Toledo
  • Potencial turístico é tema de encontro em Toledo
    Potencial turístico é tema de encontro em Toledo

 

Discutir avanços para o setor do Turismo em Toledo foi o tema de um encontro realizado na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito na quinta-feira (19). Com a presença de representantes da administração municipal e da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur Oeste), foram tratadas as potencialidades do setor no município. Hoje Toledo faz parte de roteiros como a Rota dos Queijos Finos Paranaenses e a Rota das Lavandas, tornando-se uma opção para os viajantes. Além disso, diversas propriedades oferecem estruturas para visitação com atividades e gastronomia. 

A reunião aconteceu de forma concomitante à mais uma formação de turismo rural, promovida pela Prefeitura de Toledo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Toledo. O instrutor credenciado do SENAR, José Romeu, falou sobre as potencialidades locais. “A malha viária do interior é excelente, temos espaços muito bonitos, propriedades bem organizadas. É possível encontrar um nicho de mercado para ampliar ainda mais o que já é oferecido”.

Presente na reunião, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt falou sobre a proximidade de Toledo com Foz do Iguaçu e países como a Argentina e o Paraguai e o fluxo dessas pessoas. “São turistas que vem para o Brasil, passam por nossa região para buscarem nossos litorais, em especial o catarinense. Vamos traçar estratégias para Toledo se torne roteiro para essas excursões. Temos uma rede hoteleira bastante qualificada, além de atrativos, como a gastronomia, para atrair esses visitantes”, destacou.

O prefeito Beto Lunitti reiterou seu apoio às iniciativas. “Estamos sempre atentos ao que pode agregar valor e desenvolvimento econômico. A Secretaria [Agrodesenvolvimento] tem essa incumbência e o que for possível produzir de ambiente propício para o turismo, vamos fazer. É importante este tema, precisamos colocar no radar, vender ainda melhor nossos produtos”. Lunitti ainda agradeceu ao empenho de servidores municipais ligados ao setor, bem como a presença da presidente da Adetur Oeste, Jôsi Daiane Borelli, e da secretária executiva da entidade, Katia Lys Muller. 

Turistow - Durante o encontro, o secretário do Agrodesenvolvimento, Diego Bonaldo, lembrou uma série promovida pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Toledo chamada de “Turistow”. Foram vários vídeos apresentando locais com potencial turístico no interior, por meio da Coorndenadoria de Turismo e em parceria com produtores e proprietários de espaços de lazer e turismo. “Foi um primeiro trabalho, que pode ser aprimorado, para levar ao conhecimento dos nossos cidadãos e visitantes espaços que podem ser visitados, trazendo uma experiência para quem passa por Toledo”, comentou. 

Curso - Entre os dias 18 e 20 de outubro, Toledo promoveu um curso de turismo rural abordando o tema “Legislação e Gestão de Empreendimento”. Com carga horária total de 20h, a qualificação foi destinada a 16 trabalhadores rurais com interesse em se aprimorar na atividade. O evento faz parte de uma série de ações de incentivo à produção.