Reunião do CGDM celebra conquista do Cidade Empreendedora Selo Ouro

Publicado: Qua, 30/11/2022 16:32
  • Graças ao trabalho realizado pelo CGDM, Toledo acaba de conquistar o Cidade Empreendedora Selo Ouro 2022, premiação concedida pelo Sebrae/PR
    Graças ao trabalho realizado pelo CGDM, Toledo acaba de conquistar o Cidade Empreendedora Selo Ouro 2022, premiação concedida pelo Sebrae/PR
  • Graças ao trabalho realizado pelo CGDM, Toledo acaba de conquistar o Cidade Empreendedora Selo Ouro 2022, premiação concedida pelo Sebrae/PR
    Graças ao trabalho realizado pelo CGDM, Toledo acaba de conquistar o Cidade Empreendedora Selo Ouro 2022, premiação concedida pelo Sebrae/PR

 

Em clima de comemoração, os integrantes do Conselho Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) reuniram-se na manhã desta quarta-feira (30) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Motivo para isso não falta: graças ao trabalho realizado pelo grupo de trabalho, Toledo acaba de conquistar o Cidade Empreendedora Selo Ouro 2022, premiação concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR) a municípios cujos gestores se destacam em políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico.

Na ocasião, o troféu, entregue em evento realizado em Foz do Iguaçu na primeira quinzena de novembro, ficou em evidência na mesa de reuniões, ao lado dos prêmios Gestor Público Paraná conquistados por Toledo em 2021 e 2022. Enquanto isso, era apresentada no telão uma retrospectiva das ações realizadas pelo CGDM neste ano em seis eixos (Simplificação e Desburocratização; Acesso a Mercados; Acesso a Crédito; Inovação; MEI [Microempreendedor Individual]; Liderança, Associativismo e Educação Empresarial) apontou quais ações devem ser priorizadas em 2023.

Coordenado pelo titular da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Diego Bonaldo, o conselho reúne-se a cada 45 dias. Além de contar com cadeiras designadas para o Sebrae/PR e o governo municipal (secretarias da Fazenda e Captação de Recursos, de Saúde, do Planejamento, Habitação e Urbanismo, da Administração, da Educação e AgroDesenvolvimento), o CGDM tem cadeiras ocupadas por representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade (Sincoeste), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR), Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar), do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Microrregião Toledo (Sintratol), do Sicredi Progresso e do Sicoob Meridional. 

Os consultores do Sebrae/PR, Adir Mattioni e Mariza Schmitz de Oliveira, destacaram os avanços do CGDM em 2022. “Neste ano o trabalho deste comitê ganhou corpo, com avanços palpáveis que são frutos do comprometimento de todas as pessoas envolvidas no processo”, avalia Adir. “Os últimos meses foram de muitas entregas, isto é, cumprimento de ações previstas no contrato que temos com a Prefeitura de Toledo e que já impactam na vida do micro e pequeno empresário do município”, relata Mariza.

Uma destas ações foi o Job, plataforma eletrônica utilizada pela Sala do Empreendedor para o atendimento a MEIs, a qual oferece respostas automáticas para as principais demandas deste público. “Essa tecnologia, que utiliza a tecnologia de chat bot, tornou nosso trabalho mais produtivo, focado mais em orientações do que em serviços que o próprio empreendedor é capaz de fazer. Sem este apoio do Sebrae/PR, essa transformação não teria sido possível”, avalia a coordenadora do setor, Fernanda Moreira. “O Cidade Empreendedora Selo Ouro dá visibilidade a um trabalho que acontece nos bastidores, mas que proporciona importantes avanços para a nossa economia”, acrescenta.

Acompanhado do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o prefeito Beto Lunitti, observou que a vontade política é fator primordial para as melhorias acontecerem. “É motivo de orgulho para mim ver a forma dedicada e competente com a qual a Sala do Empreendedor tem atuado. Da mesma maneira, o Conselho Gestor de Desenvolvimento Municipal tem trabalhado de forma técnica, para encontrar os ‘gargalos’ e propor as soluções para termos um ambiente de negócios mais favorável em Toledo. Porém, todo esse esforço seria inútil caso os gestores não estivessem abertos a tratar deste assunto”, salienta. “Estamos cientes de que a inovação é um caminho irreversível, tanto que até 2024 será implantada a política ‘zero papel’ nos trâmites internos do governo municipal e na educação estamos levando adiante um plano ousado, que deseja colocar efetivamente o cidadão como protagonista da história que Toledo escreverá nas próximas décadas”, observa.