Contribuintes terão mais opções para pagamento de tributos

Publicado: Seg, 12/06/2023 17:18 | Modificado: Ter, 13/06/2023 17:37
  • Agora Sicredi, Sicoob, Bradesco e Itaú também passam a receber tributos municipais, além da Caixa Econômica e Banco do Brasil
    Agora Sicredi, Sicoob, Bradesco e Itaú também passam a receber tributos municipais, além da Caixa Econômica e Banco do Brasil

 

Até o mês de maio de 2023 apenas a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estavam credenciados para receber o pagamento de impostos e taxas municipais. Com o Chamamento Público 002/2023 outros bancos e cooperativas de crédito se habilitaram para a prestação desse serviço, ampliando consideravelmente os locais e meios de arrecadação dos tributos municipais, proporcionando maior comodidade aos contribuintes. O processo levou em conta os avanços tecnológicos dos serviços disponibilizados pelas instituições financeiras, via internet e outros canais eletrônicos disponibilizados.  

Desde o início do mês de junho é possível utilizar os bancos Itaú e Bradesco, além das cooperativas Sicoob e Sicredi para quitar pendências com a municipalidade. Essas instituições financeiras estão autorizadas a realizar a arrecadação de tributos municipais, impostos, taxas, dívida ativa, contribuição de melhorias e demais receitas em favor do município. 

"Tínhamos a necessidade de manter e ampliar os locais de arrecadação, com esse chamamento público cinco instituições bancárias se habilitaram, destas, quatro já iniciaram a prestação desse serviço para a comunidade. O município já havia inovado e disponibilizado o pagamento de tributos via pix, porém, algumas pessoas ainda não demonstram confiança nesse método de pagamento. Esse incremento, além de comodidade, trará mais segurança para muitos contribuintes que acabavam enfrentando filas e fazendo o pagamento em espécie”, informa o Secretário da Fazenda e Captação de Recursos, Jadyr Cláudio Donin. 

O diretor de Receita, Jaldir Anholeto, disse que ainda existe uma questão cultural de resistência aos novos modelos de pagamento utilizando aplicativos e pix. “A maioria das instituições financeiras estão retirando o atendimento de balcão [caixa com atendimento]. Neste caso, os principais beneficiados serão os próprios correntistas. Mas um dos públicos que mais irá se beneficiar é dos distritos, pois terão a possibilidade de realizar os pagamentos direto nas cooperativas de crédito. Muitas pessoas não têm afinidade com o manuseio de aplicativos em celulares e pix, então as cooperativas acabam se tornando uma boa opção”, explica Jaldir.