Conforme a Política Nacional de Assistência Social de 2004:
A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social.
Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
A Proteção Social Básica no Município de Toledo se organiza pela rede socioassistencial governamental e privada. No âmbito do poder público municipal, é composta pelos seguintes equipamentos ou programas:
1. CRAS – 6 unidades distribuídas em territórios definidos e georeferenciados.
2. CERTI – 2 unidades com território de abrangência pré-definidos.
3. Núcleo de Atendimento a Criança e Adolescente - NACA
4. Espaço Vida - Programa Florir Toledo
5. Unidade Social São Francisco
6. Unidade Social Coopagro
7. Programa PROJOVEM Adolescente – distribuídos em cinco CRAS
Acesse os links abaixo para maiores informações:
CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O CRAS é a “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Atribuições do CRAS:
· Executar serviços de proteção social básica;
· Organizar e coordenar a rede de serviços sócio-assistenciais locais da política de assistência social;
· É responsável pela oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF;
· Realizar, sob orientação do gestor municipal de Assistência Social, o mapeamento e a organização da rede socioassistencial de proteção básica;
· Promover a inserção das famílias nos serviços de assistência social local;
· Promover o encaminhamento da população local para as demais políticas públicas e sociais. (PNAS 2004).
Os serviços do CRAS são realizados com referência territorializada, visando à valorização das heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas e a promoção e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Em Toledo foram implantados 06 CRAS com territórios de abrangência em todos os bairros e distritos. Sendo:
CRAS I – Vila Pioneiro
Rua Lopeí, n° 65 - Vila Pioneiro
Fone: 3196-2530
Celular: 9.9156-2292
craspioneira@hotmail.com
CRAS II – Jardim Europa/América
Rua Carlos Drummond de Andrade, n° 667 - Jardim Europa/América
Fone: 3196-2540
Celular: 9.9103-2019
craseuropa@hotmail.com
Anexo a Associação de Moradores do Jardim Bela Vista
CRAS III – Jardim Coopagro
Rua José Ayres, n° 746 – esquina com Rua Otavio Magalhães –
Jardim Coopagro
Fone: 3196-2550
Celular: 9.9154-7753
crascoopagro@hotmail.com
.
CRAS IV – Jardim Panorama
Rua Oswaldo Aranha, n° 500 –
São Francisco
Fone: 3196-2560
Celular: 9.9121-8458
cras4panorama@yahoo.com.br
Anexo a Unidade Social São Francisco
CRAS V – Santa Clara
Rua Ledi Fisher Maas, n° 1180
Jardim Santa Clara IV
Fone: 3196-2570
Celular: 9.9129-6058
cras.santaclara@hotmail.com
anexo a Praça CEU.
CRAS VI - Itinerante / Distritos
Rua Souza Naves, n° 171 - Centro
Fone: (45) 3196-2580
Celular: (45) 99138-7214
cras.itinerante@hotmail.com
A população ao demandar de algum serviço de proteção social básica de assistência social deverá procurar o CRAS de referência do bairro em que mora.
**Em anexo os bairros de abrangência dos CRAS.
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 101.05 KB |
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 15.63 MB |
![]() | 29 KB |
![]() | 7.43 KB |
PROJETO FLORIR TOLEDO
OBJETIVO GERAL:
O Projeto Florir Toledo é um programa de fortalecimento comunitário que tem como público-alvo adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O projeto capacita profissionalmente os jovens participantes com ações ativas para a proteção do meio ambiente, incentivando o protagonismo juvenil e fomentando o desenvolvimento social e econômico dos mesmos.
Entre as atividades relacionadas à especialização ambiental, os alunos aprendem o processo de preparação da terra, germinação, transplante de mudas e ajardinamento. Realizam plantio de mudas, participam de atividades de sensibilização junto à comunidade e auxiliam na confecção de material de divulgação a respeito da preservação ambiental.
Cursos, eventos, seminários, encontros e reuniões com temas a respeito de meio ambiente e qualidade de vida também acontecem periodicamente.
Além do foco ambiental, o programa oferece diversas atividades recreativas, culturais, pedagógicas e esportivas que são fundamentais para o desenvolvimento social dos adolescentes.
As atividades propostas acontecem em dois turnos vespertino e matutino e ampliam a formação dos jovens como lideranças ambientalistas ao incentivar e aprofundar o debate sócio ambiental com foco em políticas públicas e de fortalecimento dos seus espaços de atuação.
As capacitações abordam a geração de renda, proporcionam melhoria do desenvolvimento escolar e do convívio com as diferenças, através da convivência dos jovens de diferentes bairros da cidade.
O projeto reúne cerca de 50 jovens ao ano, divididos nos turnos da manhã e da tarde. É prioridade o envolvimento das famílias em todas as atividades.
As comunidades são mobilizadas por meio de escolas, centros de saúde, associações de bairros e grupos organizados para que os jovens se tornem centros efetivos de atenção para a sensibilização em relação às questões abordadas.
Em suma, o Programa Florir Toledo diferencia-se de outras iniciativas de educação sócio-profissional e de projetos alternativos que têm sido propostos, ao se afastar da formação profissional típica, centrada no treinamento para o exercício de uma ocupação. Amplia os horizontes da capacitação, preparando seus participantes para uma ampla gama de possibilidades e para uma atuação cidadã com espaço para percepção das relações humanas e com o planeta.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Complementar as ações da família e comunidade;
Assegurar espaços de referencia para o convívio grupal;
Possibilitar a ampliação do universo informacional
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
Possibilitar a ampliação do universo artístico e cultural e estimular o desenvolvimento de potencialidades;
Despertar as habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competência para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; contribuir para inserção e permanência no sistema educacional;
Incentivar e aprofundar o debate sócio ambiental com foco em políticas públicas, deflagrando um processo de formação de jovens e de fortalecimento dos seus espaços de atuação;
Ampliar a formação de jovens como lideranças ambientalistas;
Mobilizar, motivar e cativar os jovens para a participação e para o comprometimento nas atividades sócio-educativas propostas pelo projeto;
Conhecer o processo de preparação da terra, germinação, transplante de mudas e ajardinamento;
Realizar atividades de plantio de mudas e sensibilização junto à comunidade;
Participar em eventos, seminários, cursos, encontros e reuniões com temas a respeito de meio ambiente e qualidade de vida;
Auxiliar na confecção de material de divulgação a respeito da preservação ambiental;
Desenvolver atividades pedagógicas e de reforço escolar aos participantes do projeto;
Envolver as famílias dos jovens em todas as atividades do projeto;
Mobilizar as comunidades por meio de escolas, centros de saúde, associações de bairros, grupos organizados de maneira que os jovens se tornem centros efetivos de atenção para a sensibilização em relação às questões ambientais;
Assegurar o acesso de todos os jovens a educação, sempre que apropriado, oferecendo estruturas de ensino alternativo, assegurando que o ensino reflita nas necessidades econômicas e sociais dos jovens;
Articular o programa com as ações e serviços de assistência social desenvolvidos nos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS, que referenciam o serviço;Possibilitar a apropriação de informações sobre os programas e serviços, decorrentes de políticas públicas, nas áreas de cultura, direitos humanos e sócio-assistenciais, esporte e lazer, saúde, meio ambiente, trabalho e educação, que são desenvolvidos nos bairros e nas regiões de moradia dos jovens e facilitar o acesso a esses serviços;
Identificar diferentes visões sobre o tema “meio ambiente”, estimulando um olhar crítico dos jovens e provocando-os a perceberem como o tema está presente em seu cotidiano.
AÇÕES REALIZADAS:
Atividades Individuais e grupais de esporte (natação, capoeira, futsal, basquete, vôlei...), cultura (aulas de musica, flauta e violão) recreação, lazer, meio ambiente, alem de momentos pedagógicos, a fim de proporcionar o desenvolvimento da consciência de preservação e uso racional dos recursos naturais do meio ambiente.
Capacita os adolescentes envolvidos no Projeto com ações ativas na proteção do meio ambiente, fomentando os desenvolvimentos econômicos, sociais e de geração de renda, além de proporcionar melhoria do desenvolvimento escolar e no convívio com as diferenças, através da convivência dos jovens de diferentes bairros da cidade.
PÚBLICO ALVO
A população beneficiária do projeto corresponde à adolescentes de 13 a 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, risco pessoal e social, com prioridade à famílias com renda de Cad único.
BOLSA AUXÍLIO
Oferece bolsa - auxilio no valor de R$ 120,00 conforme Lei Municipal.
ENDEREÇO / CONTATO
Endereço: Rua Corbelia, 830 Jardim Santa Maria, Toledo - PR.
Telefone: (45) 3379 1588
e-mail: florirtoledo@toledo.pr.gov.br ou florirtoledo@hotmail.com
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:
Os atendimentos aos adolescentes são realizados der segunda a sexta-feira, nos períodos:
Manhã: 08:00 às 11:30h
Tarde: 13:30 às 17:00h
ATENDIMENTOS
São 50 adolescentes atendidos em 2 (dois) coletivos de 25 adolescentes cada, com atividades diárias.
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 14.19 KB |
UNIDADE SOCIAL SÃO FRANCISCO
A Unidade Social São Francisco é uma organização governamental, neste espaço se desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, onde são atendidas aproximadamente 170 crianças e adolescentes de ambos os sexos.
Para o desenvolvimento das atividades está construído o Programa Crescer. Qual é pautado na política de Assistência Social. No programa Crescer é operacionalizada a Proteção Social Básica, a qual é destinada a prevenção de risco sociais. O atendimento é de contra turno escolar.
A Unidade Social São Francisco oportuniza o atendimento de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, tentando assim prevenir as situações de risco, visando o desenvolvimento de suas potencialidades.
O horário de funcionamento com as crianças e adolescentes período matutino: 08:15 às 11:10 e no vespertino 13:30 às 16:30, em relação ao atendimento ao publico funciona no período matutino 08:00 às 11:45 e no vespertino das 13:15 às 17:15.
A coordenação da Unidade Social São Francisco está sobre responsabilidade da servidora pública Roserene Vieira Zani Barboza, desde 2014.
Para atingir todos os objetivos da Tipificação Nacional, desenvolvemos as seguintes oficinas:
• OFICINA DE ARTES,
• OFICINA DE DANÇA,
• OFICINA DE TAREFA,
• OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA,
• OFICINA DE DESENHO LIVRE,
• OFICINA DE VIOLÃO,
• OFICINA DE INFORMÁTICA,
• OFICINA DE CIRCO,
• OFICINA DE CAPOEIRA,
• OFICINA DE ESPORTE,
• OFICINA CANTO E CORAL,
• OFICINA FLAUTA,
• OFICINA PINTURA
• OFICINA VIOLINO,
• OFICINA TECLADO,
• OFICINA JUDO,
• OFICINA MINI ATLETISMO,
• OFICINA DE GR,
• OFICINA DE NATAÇÃO,
• OFICINA DE TEATRO,
• OFICINA DE INGLÊS,
Rua Osvaldo Aranha, 500 - São Francisco
Fone: (45) 3278-7956 Toledo – PR
O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA) teve sua origem através do Projeto Piá Ambiental que foi implantado no ano de 1996, com instalações físicas, com capacidade para atender 80 (oitenta) crianças e adolescentes no contraturno social.
Os usuários inseridos no NACA, são preferencialmente do território do CRAS I - Vila Pioneiro, oriundas de famílias cadastradas no programa bolsa família. Além da demanda espontânea, com laudos médicos e outras necessidades, e de famílias que tenham perfil, e que são encaminhados para atendimento dos mesmos.
A equipe do NACA, é constituída por profissionais que elaboram e desenvolvem projetos como: projeto de apoio escolar, projeto de canto, capoeira, artesanato, esportes, atividades circenses.
O Núcleo de Atendimento para Crianças e Adolescentes é um equipamento que está vinculado à Secretaria de Assistência Social e Proteção a Família, tendo como departamento de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Proteção Básica.
O NACA tem como objetivo: garantir a realização de atividades de convivência fortalecimento de vínculos e socialização, com o foco na garantia das seguranças de acolhida e convivência familiar e comunitária, com intuito de prevenir a ocorrência de situações de risco social.
O NACA tem como horário de funcionamento :
Matutino 08:15 às 11:30h
Vespertino 13:30 às 16:30h
O NACA fica situado na Rua Santa Laura – Vila Paulista
e-mail para contato: nacatoledo@hotmail.com – 3277-1836
O Programa PROJOVEM Adolescente executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizado pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), através os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) que atende os adolescentes com diversos cursos e projetos durante todo o ano. O programa incentiva atividades de cidadania, educação, esporte, cultura, lazer, além de cursos profissionalizantes gratuitos.
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 54.2 KB |