Aterro Sanitário

De acordo com a ABNT NBR 8419:1992  "aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais. Tal método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho, ou intervalos menores, se necessário."

INFORMAÇÕES SOBRE O ATERRO:

- O funcionamento do Aterro Sanitário iniciou-se em dezembro de 2002 e têm previsão de término da vida útil da área atual em 2014. Uma nova área está sendo estudada para aquisição.

- O aterro sanitário de Toledo, é licenciado para o recebimento de RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, que são: Os resíduos provenientes de residências, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços (domiciliares), da varrição, de podas e da limpeza de vias, logradouros públicos e sistemas de drenagem urbana passíveis de contratação ou delegação a particular, nos termos de lei municipal.

- NÃO são recebidos no Aterro Sanitário de Toledo: resíduos de serviço de saúde; resíduos da construção civil; resíduos sólidos industriais e resíduos especiais.

- São recebidas em média 90 toneladas de resíduos sólidos domiciliares, e 110 toneladas de resíduos recicláveis ao dia.

- Toda a área urbana do município é atendida pela coleta dos resíduos sólidos, incluindo os seguintes distritos e localidades: Dez de Maio; Vila Nova; Dois Irmãos; Cerro da Lola; Km 41; Distrito de Concórdia do Oeste e Vila Rural; Vila Ipiranga, Novo Sarandi; Novo Sobradinho; Boa Vista; Vista Alegre; Linha Gramado; Bom Princípio; São Luiz do Oeste; Ouro Preto e; Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho.

Curiosidade: O biogás gerado pela decomposição dos resíduos do aterro, é coletado e transformado em energia elétrica através de um motogerador, que alimenta a Central de Triagem e o Escritório.

Desde o ano de 2011, a Prefeitura do Município de Toledo dispõe de um "Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS" que teve por finalidade apresentar um levantamento da situação atual da  geração, coleta, transporte, disposição final  e/ou  reciclagem dos resíduos sólidos em Toledo, propondo  alternativas viáveis ao Município, para adequá-lo à legislação ambiental vigente. 

O referido plano está disponível no link abaixo:

//www.toledo.pr.gov.br/portal/meio-ambiente/plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos

LOCALIZAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

Rodovia PR–317, Km 07, estrada sentido ao município de Ouro Verde do Oeste.

CONTATO

(45) 3252-1976