SALA VERDE

A Sala Verde do Municipio de Toledo hoje se encontra sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação, localizada na bilbioteca pública no centro da cidade.
 
DADOS DA SALA VERDE
Nome da Sala Verde: Centro de Educação Ambiental de Toledo - CEAT
Modalidade da Sala Verde: Fixa ( x ) Móvel: ( )
Endereço: AV. Tiradentes,1165
Bairro: Centro
Cidade: Toledo
UF: PR
CEP: 85900-230
Telefone / Fax: (45) 32526225  (45)30558790 
E-mail:
biblioteca@toledo.pr.gov.br

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Município de Toledo
População Urbana: 81.511 habitantes
População Rural: 16.689 habitantes
TOTAL: 98.200 habitantes
Fonte: IBGE Censo 2000.

Toledo, com 105.687 HABITANTES (IBGE Estimativa 2005), situa-se no oeste do Paraná, formando um trinômio com Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Conta com o 3º lugar em qualidade de vida do estado do Paraná.
Pólo agroindustrial e universitário, contando com 8 instituições de ensino superior, e varias de ensino profissionalizantes.
Integrante da Bacia do Paraná III, sendo sede do núcleo de Toledo no Programa de Formação de Educadores Ambientais (FEA). Conta com 100 integrantes do PAP 3 em seu núcleo, sendo 22 no município.


Figura 01: Inserção Internacional do Município
Fonte: Plano Diretor – Toledo.


Figura 02: Aspectos Físicos e Ambientais
Fonte: Plano Diretor – Toledo.


Figura 01: Inserção Internacional do Município
Fonte: Plano Diretor – Toledo.


Legenda
Taxa de Analfabetismo acima de 18 anos

 
3%

4%

de 5 a 6%

de 7 a 8%

10%



Figura 04: Taxa de Analfabetismo no Interior do Município
Fonte: Plano Diretor – Toledo.


Legenda
Taxa de Analfabetismo acima de 15 anos

 

de 0 a 2%

de 3 a 4%

de 5 a 7%

de 8 a 11%

13 a 17%



Figura 05: Taxa de Analfabetismo na Cidade
Fonte: Plano Diretor – Toledo.


Figura 06: Programa Lixo Útil - Material Reciclável Coletado em Toneladas de 1999 a 2004.
Fonte: Plano Diretor – Toledo

DURAÇÃO DO PROJETO

* Permanente

JUSTIFICATIVA
Em cumprimento as propostas de políticas publicas da atual gestão do município de Toledo, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, e órgãos ambientais competentes do município e região e considerando que fazemos parte de um pólo importante de referência ambiental como: Aqüífero Guarani, Bacia do Paraná III, Municípios Educadores Sustentáveis, Formação de Educadores Ambientais, Ecoclube Cidadão Ambiental, Programa Educacional de Orientação para Ajardinamento e Paisagismo em todo o município, projeto de mais de 1 milhão de reais com distribuição gratuita de flores, arvores nativas, de ornamentação e frutíferas, Linha Ecológica, preservação das encostas e nascentes de rios, pioneirismo em tratamento de resíduos sólidos agrícolas, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Programa Lixo Útil, Programa Cidadão Ambiental, Fórum de Experiências de Meio Ambiente, Simpósio das Águas, Semana do Meio Ambiente, Fórum Lixo e Cidadania, Programa Cultivando Água Boa (ITAIPU), Superintendência Regional da SEMA, Escritório Regional do IAP/SUDERHSA, orientação de projetos de educação ambiental nas escolas e atendimento de 2250 alunos anuais, eventualmente visitas abertas ao publico de forma geral.
Para tanto, a implantação de um Centro de Referencia de Educação Ambiental para o município, vem fortalecer em âmbitos gerais e regionais um processo de cooperação visando uma sustentabilidade de todos os programas já implantados.
A Secretaria do Meio Ambiente se propõe a dar continuidade e sustentabilidade inclusive estrutural e de recursos humanos.
É de suma importância para o município uma Sala Verde, visando uma democratização do Ensino Ambiental.

OBJETIVO GERAL

* Implantar Centro de Referencia de Educação Ambiental, no município de Toledo, fornecendo mecanismos de acesso à democratização da Educação Ambiental.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

* Disponibilizar espaço de interação e socialização sobre meio ambiente;
* Facilitar o acesso a documentos, materiais e publicações disponíveis em meio digital, sobre temas e práticas relativas ao meio ambiente;
* Distribuir material gratuito informativo, referentes à educação ambiental;
* Desenvolver campanhas comunitárias dentro do calendário ambiental;
* Orientação de alunos e familiares de escolas públicas e privadas para trabalhos escolares e comunitários;
* Informar a população, através dos meios de comunicações, sobre assuntos relativos a meio ambiente;
* Colaborar, orientar e apoiar tecnicamente e institucionalmente a realização de eventos e de outras atividades educacionais e informações de educação ambiental;
* Apoiar o intercâmbio ambiental com outras instituições ambientalistas;
* Estimular parcerias com órgãos governamentais, não governamentais e representações da sociedade civil organizada, visando apoio material e técnico para potencialização do Centro de Educação Ambiental de Toledo (CEAT).

PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES E METAS

* Construção de acesso democrático ao conhecimento de educação ambiental gerando qualidade de vida e mudanças que garantam um futuro de desenvolvimento equilibrado e um ambiente saudável.

METODOLOGIA
O Trabalho a ser desenvolvido dar-se-á imediatamente aos recursos federais serem disponibilizados para o município.
Trabalhar-se-á de forma a despertar na população a observação da natureza interagindo o EU e o meio ambiente, tomando-se como referência próxima, os recursos ambientais do Parque Ecológico Diva Paim Barth - Centro
Incentivar a criatividade de atividades lúdicas referentes ao meio ambiente, fazendo exposições, apresentações de teatro, musica, dança, cartazes, maquetes, fotos, mapas, criação de artesanato com material reciclável...
O Centro contará com 02 (dois) funcionários devidamente treinados e capacitados para a realização dos objetivos propostos.
A sala equipada terá disponível Internet com horários pré-agendados com acessos ao Ministério do Meio Ambiente e sites afins.
Haverá orientação de trabalhos e projetos, à todas as pessoas que buscarem conhecimento junto ao Centro.
Viagens técnicas e visitas terão oportunidade e acesso à Educação Ambiental, dentro dos parâmetros e condições que o Centro poderá oferecer.
Serão exibidos filmes, documentários, slides informativos para a população de forma geral.
A Equipe do CEAT dará suporte para eventos, palestras, campanhas e divulgação de atividades referentes ao meio ambiente.
Ficará responsável um profissional para acompanhamentos de pessoas no horto florestal, parte do CEAT, para orientação prática à respeito da fauna e flora nativa existente no Município.
Quanto ao tempo de atividade, a estruturação e implementação do CEAT deverá ser um trabalho avaliativo contínuo, já previsto e disponibilizado de meios físicos, materiais, humanos e financeiros a cargo do Município de Toledo.
Pretende-se também aumentar o trabalho já desenvolvido como maior qualidade e disponibilidade de recursos didáticos, através da parceria com instituições envolvidas com Educação Ambiental. 

 
Parceiros: Instituto Ambiental do Paraná IAP, Eco Clube Cidadão Ambiental, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, Superintendência Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente SEMA, Escola Intentus, Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento SEAB.
Área de abrangência: Regional;
Vigência: Permanente.

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

* Registro de movimentação individual e coletivo;
* A avaliação deve ser diária e com fechamento todo final de mês;
* O registro deve ser feito através de mapas comparativos, mês a mês.