Políticas para Mulheres

 

Secretaria de Políticas para Mulheres

 

Secretária de Políticas para Mulheres

Jennifer Thays Chagas Teixeira - (Designada pela Portaria n° 10 - 01/01/2021)

 

Diretora de Proteção à Mulher

Adriane Lenice Genari Dias – (Designada pela Portaria nº 21 -  01/01/2021)

 

Horário de Atendimento: 8h30min às 17h30min

Rua Mário Pudell, nº 140,Vila Pioneiro - Toledo-Pr.

Telefone: (45) 3252-5528 / (45) 3379-3790

 

HISTÓRIA

 

Criado em 2005 como ORGANISMO DE POLÍTICAS PARA MULHERES (OPM), sendo único na Região Oeste do Paraná, passou por uma ampla reestruturação e a partir de 2013 foi denominada SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES (SPM), e suas atribuições foram inteiramente reformuladas (Lei nº 2.120/2013) sendo alinhada com os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

O novo papel da SPM/Toledo leva em consideração que, ao longo da história, a sociedade tem estabelecido comportamentos, expectativas e oportunidades diferenciadas para mulheres e homens. Assim, a existência de desigualdades sociais e de necessidades específicas de alguns setores requer a articulação de ações entre os diversos órgãos do governo municipal, das demais esferas governamentais e a gestão transversal das políticas públicas.

 

OBJETIVOS

 

§ Formular, coordenar, articular e  implementar políticas públicas para as mulheres;

§ Planejar e executar campanhas e ações que contribuam para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, e de combate à discriminação;

§ Desenvolver, implementar e apoiar programas e projetos nas áreas de trabalho, empoderamento e autonomia econômica das mulheres;

§ Assistir e garantir os direitos das mulheres em situação de violência, atuando na prevenção e combate à violência, em articulação com os demais órgãos públicos;

§ Articular, promover e executar programas de cooperação com órgãos e entidades públicas e privadas, voltados à implementação de políticas para as mulheres;

§ Desenvolver outras atividades com vistas a estimular a participação e valorização das mulheres.

 

 AÇÕES e PROJETOS

 

ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO: Psicologia e Serviço Social realizam  escuta qualificada e promovem encaminhamentos à rede de proteção à mulher.

ENCONTRO MUNICIPAL DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS: evento realizado anualmente, que promove a valorização e  integração cultural, esportiva e comunitária para as mulheres do campo.

MÊS DA MULHER: evento alusivo às comemorações ao Dia Internacional da Mulher (08 de Março).

CASAMENTO COLETIVO CIDADÃO: promove a proteção das famílias e a inclusão social através da regularização do estado civil dos casais em situação hipossuficiência econômica.

* Informações a partir Fevereiro 2021.

IMPLANTAÇÃO DA CASA ABRIGO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: terá como objetivo garantir a integridade física e psicológica de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, acompanhadas ou não de seus dependentes. 

PROGRAMA EMANCIPAR: tem por objetivo atender, através de transferência de renda articulada com a oferta de serviços públicos, famílias e indivíduos em situação de risco social e pessoal em decorrência de violação de direitos e rompimento de vínculos familiares. A SPM ( Secretaria de Políticas para Mulheres) destaca o atendimento às mulheres vítima de violência, seguindo os critérios exigidos pela Lei"R" nº 159, de 8 de Dezembro de 2015.

NUMAPE (NÚCLEO MARIA DA PENHA) – Projeto de Extensão da UNIOESTE/TOLEDO, que trabalha em parceria com a rede de serviços públicos. Visa proporcionar um espaço de acesso a informações, esclarecimento e debate sobre as MEDIDAS PROTETIVAS de URGÊNCIA (MPU) buscando contribuir para a construção da autonomia das mulheres em situação de violência.

PEQUENAS CONVERSAS, GRANDES TRANSFORMAÇÕES: Projeto desenvolvido pela SPM ( Secretaria de Políticas para Mulheres) objetivando desenvolver ações educativas da rede pública de Ensino Estadual do Município de Toledo – Pr, visando a prevenção da ocorrência da violência contra as mulheres.

PROJETO DE FORMAÇÃO NA CONFECÇÃO DE  MOSAICOS E PEÇAS EM VIDRO FUSING -  (previsão para iniciar em 2021): Em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca de Toledo tem como objetivo desenvolver um trabalho artesanal para mulheres egressas do sistema penal e em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica  atendidas pela SPM-TOLEDO, despertando a criatividade através da produção de mosaicos em vidro e artigos de decoração, bem como uma alternativa para promover autonomia econômica e reinserção social.

PROJETO PRIMAVERA - Projeto de promoção à saúde e direitos das mulheres com a parceria da SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e  Lazer, tem o objetivo de desenvolver ações descentralizadas de promoção à saúde, direitos e prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres do município de Toledo/Pr. Com encontros semanais e cronograma conforme as demandas de cada localidade, a SPM chega até as comunidades do interior ou bairros da cidade. 

 

 

 

ONDE BUSCAR AJUDA?

 

DELEGACIA DA MULHER

Rua Dr. Cyro Fernandes do Lago, nº 251

(ao lado do Mini-Hospital da Vila Pioneiro) 

(45) 3378-7300

 

POLÍCIA MILITAR – LIGUE 190

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER  – LIGUE 180

PATRULHA MARIA DA PENHA – LIGUE 153

DISQUE  DENÚNCIA PARANÁ - LIGUE 181

SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES

(45) 3252-5528 / (45) 3379-3790

Rua Mário Pudell, nº140, Vila Pioneiro

CEP: 85909-446 Toledo – PR

E-mail: spm@toledo.pr.gov.br