Gestão Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social está estruturada conforme o seguinte organograma:

 

Gabinete da Secretária de Assistência Social
·         Coordenação Geral da Política de Assistência Social;
·         Responder legalmente pela gestão da Política de Assistência Social municipal;
·         Articular com as demais Secretarias Municipais e Estaduais no município de Toledo na perspectiva da intersetorialidade visando à qualidade dos serviços aos usuários;
 
 Secretaria  Executiva                                    
            
Direção da Proteção Social Básica –                 
Entre suas atribuições:
·                     Organizar e coordenar a rede de serviços socioassistenciais de Proteção Social Básica no âmbito do SUAS;
·                     Articular a rede socioassistencial de Proteção Social Básica governamental e da sociedade civil;
·                     Articular a rede socioassistencial da Proteção Social Básica com a Proteção Social Especial e demais Políticas Sociais;
·                     Manter junto com os CRAS os dados atualizados do Diagnóstico Social no Município no âmbito do SUAS na Proteção Social Básica;
·                     Dar Suporte técnico a rede socioassistencial no que se refere ao SUAS na Proteção Social Básica;
·                     Articular e coordenar o mapeamento dos usuários da rede socioassistencial na Proteção Social Básica no Município;
·                     Responder legalmente pelos serviços da Proteção Social Básica juntamente com Coordenadores dos CRAS, programas/projetos municipais e pro jovem;
·                     Participar do processo de Monitoramento e Avaliação do SUAS no âmbito municipal da Proteção Social Básica;
·                     Acompanhar a execução do Protocolo de Gestão dos CRAS;
·                     Acompanhar a execução dos serviços de proteção social básica da rede socioassistencial governamental;
·                     Participar/Acompanhar as reuniões dos Conselhos de Direito: CMAS, CMDCA, CMDI;
·                     Coordenar as reuniões com Coordenadores e Técnicos dos CRAS;
·                     Participar das reuniões com Coordenadores e Técnicos da Proteção Social Básica e Especial, bimestralmente.
 
Direção da Proteção Social Especial              
Entre suas atribuições:
·                     Organizar e coordenar a rede de serviços de Proteção Social Especial no âmbito do SUAS;
·                     Articular a rede socioassistencial de Proteção Social Especial governamental e da sociedade civil;
·                     Articular a rede socioassistencial da Proteção Social Especial com a Proteção Social Básica e demais Políticas Sociais;
·                     Manter junto com os CREAS os dados atualizados do Diagnóstico Social no Município no âmbito do SUAS na Proteção Social Especial;
·                     Dar Suporte técnico a rede socioassistencial no que se refere ao SUAS na Proteção Social Especial;
·                     Articular e coordenar o mapeamento dos usuários da rede socioassistencial na Proteção Social Especial no Município;
·                     Participar do processo de Monitoramento e Avaliação do SUAS no âmbito municipal da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade;
·                     Acompanhar a execução dos serviços de Proteção Social Especial da rede socioassistencial governamental;
·                     Participar da avaliação de casos junto com a equipe da Proteção Social Especial de Alta Complexidade e Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Serviço Auxiliar da Infância;
·                     Responder legalmente pelos serviços da Proteção Social Especial juntamente com Coordenadores dos CREAS, Casas Abrigo e programas municipais;
·                     Participar/Acompanhar as reuniões dos Conselhos de Direito: CMAS, CMDCA, CMDI;
·                     Coordenar as reuniões com Coordenadores e Técnicos dos CREAS e Abrigos, mensalmente;
·                     Participar das reuniões com Coordenadores e Técnicos da Proteção Social Básica e Especial, bimestralmente.
 
 
Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social
 
·                     Construir instrumentos de gestão da Política de Assistência Social;
·       Elaborar a Política Municipal de Assistência Social com apoio dos demais departamentos da SMAS e rede socioassistencial;
·                     Preencher os instrumentos de gestão Federal no SUAS Web;
·                     Preencher os instrumentos de gestão Estadual;
·                     Manter atualizado os dados do Cad Suas da rede socioassistencial;
·                     Elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em articulação com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e as demais Secretarias Municipais;
·                     Coleta e sistematização do Relatório de Gestão Bimestral da Criança e da Adolescência;
·                     Participar da construção/atualização do Diagnóstico Social da área de Assistência Social;
·                     Elaborar/atualizar o Plano de Inserção dos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada;
·                     Elaborar e acompanhar a execução do Plano de Inserção de Benefícios Eventuais;
·                     Elaborar e participar da execução do Plano Municipal de Monitoramento e Avaliação;
·                     Participar da Construção, atualização e avaliação do Plano do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
·                     Subsidiar a elaboração de Programas e Projetos da SMAS;
·                     Participar e acompanhar o Mapeamento dos usuários da rede socioassistencial;
·                     Coordenar as reuniões com Coordenadores e Técnicos da Proteção Social Básica e Especial, bimestralmente;
·                     Articular Grupos de Estudos com os técnicos da SMAS;
·                     Prestar orientações técnicas a rede governamental e da sociedade civil referentes a Gestão do SUAS no âmbito municipal;
·                     Participar/acompanhar reunião dos Conselhos de direito: CMAS, CMDCA, CMDI;
·                     Sistematização dos dados dos Serviços, Programas e Projetos governamentais para o Relatório Quantitativo mensal;
·                     Controle de Ofícios Recebidos e Expedidos do Gabinete e Departamento de Gestão;
·                     Arquivamento e Catalogação de Matérias jornalísticas referentes à SMAS;
·                     Acompanhamento do Órgão Oficial do município, e impressão e arquivamento de Decretos, Resoluções e Portarias referentes a SMAS;
·                     Agendamento de Note book e multimídia para os Programas e Serviços governamentais da Secretaria;
·                     Manter atualizado as informações no sitio da Prefeitura Municipal no Link da SMAS;
·                     Gestão do Trabalho:
        Elaborar e executar o Plano de Capacitação dos Trabalhadores do SUAS;
        Controle de Recursos Humanos da SMAS;
·                     Controle do almoxarifado;
 
·                     Gerenciamento dos Sistemas de Informação:
        Suporte Técnico na área de Tecnologia da Informação - TI;
        Relacionamento dos produtos e serviços ligados à área de TI;
        Acompanhamento do Sistema de Informação socioassistencial;
·                     Outras atividades correlatas.

Contato
Fone: 45 3196-2500 / 3196-2516
 
Planejamento e Orçamento
·                    Gerenciar o FMAS e FMDCA com apoio do setor de Contabilidade e Planejamento - nas movimentações do FMAS;
·                     Coordenar os processo de compras da SMAS;
·                     Elaborar as solicitações de processos licitatórios da SMAS;
·                     Elaborar convênios com a rede socioassistencial;
·                     Receber e analisar as prestações de contas dos convênios firmados com a rede, referentes aos recursos repassados pelo Município e Governo Federal;
·                     Prestar orientações à rede socioassistencial em matéria de convênios;