A proposta de melhoramento genético dos bovinos de leite iniciou-se em meados de 1998. Organizou-se o primeiro grupo com 32 produtores, na comunidade de Bom Princípio e em setembro de 1999 foi concluído o projeto de organização dos condomínios com um total de 24 grupos e 424 produtores. O programa iniciou-se em uma parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal, mas atualmente o programa é coordenado somente pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura.
O Programa de Melhoramento Genético da Bovinocultura de Leite tem o objetivo de estimular a produção leiteira no município através da doação de sêmen para inseminação artificial do rebanho bovino e doação de nitrogênio líquido para abastecer os botijões onde fica armazenado este sêmen.
Atualmente são atendidos 225 produtores, organizados em 32 condomínios.
Para participar do programa, o produtor de leite deve fazer o seu cadastro junto a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAA) de Toledo, emitir nota fiscal da produção leiteira, e ter seus animais cadastrados na ADAPAR, conforme lei "R" nº 53/2009 e lei "R" nº 100/2011.
A recarga de nitrogênio é realizada mensalmente, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. São 84 botijões cadastrados, dentre eles estão botijões cedidos para uso pela Prefeitura, e botijões particulares de propriedade dos produtores cadastrados no programa.
A doação de sêmen é realizada anualmente.