Toledo receberá encontro da Rede Regional de Ambientes de Inovação

Publicado: Qui, 22/05/2025 17:36
  • Programa visa conectar ambientes de inovação em uma rede de cooperação e impulsionar os ecossistemas
    Programa visa conectar ambientes de inovação em uma rede de cooperação e impulsionar os ecossistemas

 

Toledo vai receber, no dia 12 de junho, o encontro da Rede Regional de Ambientes de Inovação, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o tema “Juntos criamos conexões e oportunidades”. O encontro, em Toledo, contará com a participação da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico (Funtec), e debaterá “Ambientes de Inovação e Indicadores de Desempenho”.

O encontro reúne representantes de diversos ambientes de inovação do Oeste do Paraná, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento das parcerias e a construção conjunta de estratégias para impulsionar o ecossistema regional de inovação.

São realizados mapeamento dos Ambientes de inovação e levantamento de dados, abordando a estrutura física, governança, sustentabilidade e ferramentas digitais destes ambientes.

Toledo esteve presente no último encontro, na quinta-feira (15) em Cascavel, representado pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Funtec, Larissa Heiss, em que foram levantados dados dos ambientes de inovação como: ambientes que possuem plano estratégico formalizado, estrutura de governança e infraestrutura, participação ativa, planejamento da comunicação e acompanhamento de indicadores de desempenho.

Para Larissa Heiss, “O programa é muito interessante, pensando na promoção da cooperação, compartilhamento de experiências e padronização de boas práticas entre os ambientes. A proposta é que os ambientes trabalhem integrados, fortalecendo o ecossistema de inovação regional por meio de ações articuladas”, destacou.

Próximos passos - Os encontros ainda irão mapear ambientes, startups e suas funções no ecossistema; elaborar calendário integrado de eventos, editais e capacitações; desenvolver programas regionais de incubação e mentorias; e trabalhar cultura de inovação, mensuração de impacto e sustentabilidade financeira.