Toledo participou, ao meio-dia desta terça-feira (22), da 3ª Caminhada do Meio-Dia - Pela Vida e pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Realizada simultaneamente em diversos municípios do Paraná, a ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e reuniu aproximadamente 150 pessoas, muitas vestidas de branco, simbolizando o desejo pelo fim da violência.
A concentração ocorreu na Praça da Cultura e, ao meio-dia, os participantes seguiram até o Parque Ecológico Diva Paim Barth, em direção ao Memorial das Vítimas do Feminicídio, instalado no cercado do Horto Municipal e elaborado pela Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Toledo, em conjunto com o Núcleo Maria da Penha (Numape) da Unioeste.
A caminhada contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice-prefeito Lucio De Marchi, das vereadoras Katchy Nascimento e Olinda Fiorentin, dos vereadores Marcos Zanetti e Ricardo Santos, de secretárias e secretários municipais, além da vereadora de Curitiba, Meri Martins, entre outros. Participaram ainda representantes do Numape, do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, da OAB Toledo e de outras instituições ligadas à defesa dos direitos das mulheres.
Uma importante participação na caminhada foi a família de Gabrielle de Lima Rodrigues, vítima do feminicídio em Toledo em março de 2024. Gabrielle era professora municipal.
A secretária de Políticas para Mulheres, Eliane Bombardelli, explicou que a caminhada é feita ao meio-dia de maneira simbólica. “O horário do almoço é o momento em que essa mãe não estará em casa com seus filhos, ou no seu período de descanso, que muitas trabalhadoras, muitas mães que foram vitimadas não estão nesse convívio familiar”, ressaltou.
Eliane alertou que, antes do feminicídio, que é a violência mais brutal, a mulher já sofreu outros tipos de violência doméstica. “Então é muito importante que se diga isso, que esta campanha é sim a favor da vida dessas mulheres”, destacou. Eliane acrescentou que o papel da Secretaria da Mulher é promover ações e políticas públicas que visem promover a defesa da mulher. “Nós estamos aqui para dizer que as mulheres existem, têm voz, e vamos representá-las”, concluiu.
O prefeito Mario Costenaro enfatizou que o maior desejo é que o mundo não precisasse realizar atos como esse. “Está mais do que claro a necessidade da sensibilidade, e que tenhamos valores diferentes”, desabafou o prefeito.
O vice-prefeito Lucio De Marchi ressaltou que todas as pessoas presentes no ato representam todos os mais de 160 mil habitantes de Toledo. “Deus nos livre dos corações de pedra, dos corações da criminalidade, e nos dê junto de nós pessoas de corações generosos, de corações de paz. Assim é Toledo”, concluiu Lucio.