Ciasop debate regimento interno da Casa Abrigo para Mulher Vítima de Violência

Publicado: Ter, 06/05/2025 17:33
  • Grupo de trabalho presidido pela secretária de Assistência Social de Toledo, Simone Beatriz Ferrari, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (5) na sede da Amop
    Grupo de trabalho presidido pela secretária de Assistência Social de Toledo, Simone Beatriz Ferrari, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (5) na sede da Amop

 

O regimento interno da futura Casa Abrigo para Mulher Vítima de Violência, que em breve começará a funcionar em Toledo, foi o principal tema debatido na manhã desta segunda-feira (5), durante encontro na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). A reunião contou com a presença dos integrantes da comissão criada pelo Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná (Ciasop) especificamente para esta finalidade, a qual é coordenada pela  secretária de Assistência Social de Toledo, Simone Beatriz Ferrari.

O grupo de trabalho inclui, entre seus membros, representantes dos municípios signatários do Ciasop. Estão nesta comissão também as secretárias Eliane Cristina de Lima Bombardelli (Mulher) e Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família). “Estamos colaborando na elaboração do regimento, passo necessário para a Casa Abrigo poder funcionar de forma a atender a legislação pertinente, contribuindo para que este espaço seja mais um meio de proteção a mulher vítima de violência doméstica”, comenta Eliane. “A Casa Abrigo é um espaço fundamental de proteção, oferecendo acolhimento temporário às mulheres em situação de violência doméstica, com assistência social, psicológica e jurídica. Neste contexto, o regimento interno é essencial porque estabelece regras claras e organizadas para o funcionamento do espaço, garantindo um ambiente seguro, harmonioso e respeitoso para todas as acolhidas”, pontua Sheila.

A Casa Abrigo – No início de abril, a Câmara de Vereadores de Toledo aprovou a desafetação de uso especial para bem de uso dominical de área urbana localizada no loteamento Jardim Aristocrata com 2.240 metros quadrados. O terreno foi doado ao Ciasop com encargos para a construção da sede própria da Casa Abrigo para Mulher Vítima de Violência. 

No final de abril, o repasse deste imóvel ao Ciasop foi formalizado em evento realizado na sede da Amop. A cerimônia contou com a presença de autoridades como a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e o prefeito de Toledo, Mario Costenaro. Enquanto a obra não é finalizada, o município está providenciando o aluguel de um imóvel para abrigar temporariamente a estrutura.