Museu Willy Barth recebe “Ciência na Esfera” a partir da próxima quinta (11)

Publicado: Sex, 05/04/2024 12:04 | Modificado: Seg, 07/10/2024 07:49
  • Fruto de parceria entre Secretaria da Cultura com Itaipu Binacional e Conselho de dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, exposição permanecerá até fim de junho
    Fruto de parceria entre Secretaria da Cultura com Itaipu Binacional e Conselho de dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, exposição permanecerá até fim de junho

 

O Museu Histórico Willy Barth receberá a partir da próxima quinta-feira (11), às 14h, a abertura da exposição itinerante “Ciência na Esfera”. O evento resulta da parceria do governo municipal, por meio da Secretaria da Cultura, com a Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e apresenta conhecimento científico de uma maneira acessível e interativa.

Até 28 de junho, as atrações do “Ciência na Esfera” poderão ser acompanhadas pelo público de Toledo e região durante o horário de funcionamento do museu: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nos dois primeiros sábados de cada mês, o espaço abre das 13h30 às 17h30.

Com tecnologias imersivas, o “Ciência na Esfera” promove a educação e o interesse pelas ciências em um formato único e envolvente, falando sobre conceitos científicos complexos de maneira simples e cativante. Esta experiência é intermediada por um sistema desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) que possibilita ilustrar o planeta Terra e seus diferentes fenômenos e processos oceanográficos, atmosféricos, geológicos e ecológicos, propiciando ao visitante a sensação de observar o planeta a partir do espaço.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, destaca que a participação no evento representa uma oportunidade ímpar para crianças, jovens e pessoas de todas as idades ampliarem conhecimentos. “Várias cidades da região já receberam o ‘Ciência na Esfera’ e logo mais será a nossa vez. Deixo aqui o nosso convite para prestigiar este projeto que visa despertar o interesse do público pelo conhecimento científico por meio de uma experiência imersiva, interativa e acessível”, analisa.