Um pouco da adrenalina sentida pelo piloto de arrancadas, André da Mata, no último fim de semana, quando alcançou o lugar mais alto do pódio do Velopark, em Porto Alegre (RS) foi compartilhada ao ser recepcionado pelo chefe do Executivo Municipal de Toledo na tarde desta quinta-feira (12). Após receber a equipe vencedora, o prefeito Beto Lunitti foi conhecer o Chevette DI 1991 da equipe Domingão Motorsports, o qual pode conferir o ronco desse motor com mais de 700 cavalos de potência.
“Quase escorreu uma lágrima aqui, pois me fez lembrar de todas as emoções do último fim de semana”, sussurrou André da Mata, que ainda está digerindo tudo que aconteceu no Velopark, durante a 7ª edição do Festival Velopark - 201 metros e a 3ª etapa da VP Séries.
Da Mata participou do desafio Street, o qual teve várias baterias e etapas que foram sendo conquistadas com muito esforço e dedicação. Considerada uma das maiores provas de arrancada do Brasil, o evento teve a participação de 220 carros, divididos em várias categorias ao longo dos quatro dias de competição (5 a 8).
“Ficamos extremamente emocionados por estar participando e ainda sairmos vitoriosos do campeonato. Acreditamos que isso fomenta muito o esporte aqui na região, pois a gente tem uma pista excelente aqui em Toledo e eu gostaria muito que pilotos aqui da região participassem e tivessem a mesma sensação que a gente teve, de orgulho de representar a cidade de Toledo”, declarou o piloto.
Recorde - Na última disputa do final de semana, o carro de André realizou a prova em 5,592 segundos, contra 5,598 do seu adversário. A diferença foi menor que um piscar de olhos e foi suficiente para torná-lo campeão, além de quebrar o recorde da categoria.
“Foi bem complexo, é uma prova onde o carro apresenta alguns problemas, a pista muda, esfria, esquenta e a gente tem que estar pronto para tudo isso. Então foram muitos desafios, trocas de peças, mas no final tudo compensou, todo o trabalho e noites sem dormir valeram a pena. O Velopark é um espelho para o Brasil, o nível de organização, educação e respeito aos pilotos e às famílias é excepcional”, salientou André ao dizer que ainda não caiu a ficha.
O prefeito Beto Lunitti agradeceu o esforço individual e coletivo e reconheceu todo o esforço e mérito de André da Mata e sua equipe. “O esporte é mais um caminho que movimenta a economia e gera profissão para muita gente. Que esse reconhecimento público sirva de incentivo para tantos outros seguirem o mesmo exemplo”, parabenizou Lunitti.
O piloto disse que agora vai buscar mais patrocínios para continuar investindo na modalidade e também quer incentivar a associação de outros pilotos para investir na pista de Toledo, a qual considera ser uma das melhores do país.