Na terça-feira (05), a Sicredi Progresso PR/SP recebeu uma comitiva colombiana da Crediservir e do Banco Cooperativo Coopcentral, que vieram conhecer o modelo de negócios, governança e programas desenvolvidos. Dentro da programação, a delegação visitou também a Prefeitura de Toledo, onde foram recepcionados pelo prefeito Beto Lunitti, o vice Ademar Dorfschmidt e o presidente da Câmara Municipal, vereador Dudu Barbosa.
As autoridades públicas falaram um pouco sobre como o cooperativismo favorece o desenvolvimento de Toledo, as iniciativas sociais e a contribuição da Sicredi Progresso para a região desde o início da sua atuação. O prefeito Beto Lunitti destacou as potencialidades do município. “Toledo tem uma característica em sua colonização, com propriedades de menor porte, mas com muita diversificação e cooperação”. Beto ainda falou sobre educação, atendimento em saúde, desenvolvimento econômico e assistência social.
O presidente executivo do Banco Cooperativo Coopcentral, em Bogotá, Jorge Lopes, afirmou que a visita surpreendeu e que, agora, o desafio é conseguir implantar as práticas na Colômbia. “Nosso propósito era aprender e aplicar na nossa região o que vimos aqui, tanto sobre o modelo de negócios e gestão quanto tecnologias e programas. Foi muito enriquecedor, queríamos nos atualizar sobre o Sistema Sicredi, conhecer como as cooperativas atuam e operam e ficamos surpresos com os Comitês Jovem e Mulher, pois esses dois programas garantem a sustentabilidade, renovação, continuidade e projeção do cooperativismo. O desafio é voltar e implementar melhorias, modificar e atualizar o nosso modelo”, ressaltou.
Sobre a visita à Prefeitura de Toledo, foi perceptível o encantamento dos integrantes da comitiva. Aconteceram muitas manifestações sobre o quão organizado o município é e todos receberam um livro contando a história dos 70 anos de Toledo. O presidente Cirio Kunzler esteve junto do grupo em toda a visita e destacou como é importante essa troca de experiências. “Assim se concretiza o trabalho que fazemos pelas nossas comunidades, aprendemos uns com os outros, buscamos crescimento, compartilhamos aprendizados e isso é cooperar”, concluiu.
Com informações da assessoria do Sicredi PR/SP
Fotos: Amanda Camargo