O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, compareceu, na tarde desta segunda-feira (5), à primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores em 2024. A presença atende ao inciso “X” do artigo 55 da Lei Orgânica do Município, que estabelece a atribuição de “remeter mensagem e plano de governo à Câmara por ocasião da abertura de cada sessão legislativa, expondo a situação do Município e solicitando as providências que julgar necessárias” como competência exclusiva do chefe do Executivo.
Em sua fala, Beto apresentou um balanço das atividades pela sua gestão em 2023, destacando as dificuldades de ordem orçamentárias enfrentadas pela frustração de receitas e que foram revertidas somente no último quadrimestre graças ao envolvimento de entidades municipalistas perante o Congresso Nacional, a União e o Governo do Estado. “Vamos apresentar mais detalhes na prestação de contas que faremos ainda em fevereiro nesta Casa, ocasião em que falaremos sobre situações como precatórios, dívida fundada, repasses para suprir o deficit atuarial do Fapes [Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais], percentuais destinados à educação e à saúde, bem como o do limite prudencial. Enfim, graças ao esforço de tanta gente, fechamos com as contas equilibradas, o que nos dá um fôlego para as ações que pretendemos colocar em prática em 2024”, avalia.
A exemplo do que fez em vários momentos, o prefeito foi bastante enfático no agradecimento ao papel exercido pela Câmara no sentido de viabilizar, do ponto de vista legal, grandes conquistas para a comunidade, como a abertura e a manutenção do Hospital Regional de Toledo (HRT). “Em meu nome, do meu vice Ademar Dorfschmidt, dos membros deste governo e de todo o nosso povo, quero deixar o meu ‘muito obrigado’ a todos os 19 vereadores. Esta legislatura ficará para a história como aquela que está mitigando, desde já, o sofrimento das pessoas que estão passando por cirurgias eletivas há muito tempo esperadas e daquelas que sofreram um trauma e foram operadas de forma emergencial, deixando de padecer por vários dias até passarem por uma cirurgia”, destaca.
Em seguida, o chefe do Executivo Municipal enumerou obras recém-iniciadas ou que estão para começar em vários bairros e distritos. Entre os inúmeros exemplos citados estão a conclusão da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maracanã, a instalação de placas fotovoltaicas na Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), terraplanagem da ciclovia BR 163-Novo Sobradinho, restauração da Usina do Conhecimento, as reurbanizações das ruas Carlos Sbaraini e Estéfano Sechi e os desdobramentos de projetos de moradia popular que estão em andamento na cidade e no interior.
Também falou dos avanços trazidos pelo Programa de Atendimento ao Produtor (PAP) nas vias rurais e de projetos de mobilidade urbana, como o “eixão” (extensão da Avenida Barão do Rio Branco até o Biopark) e da abertura da Rua Coroa do Norte, que ligará a Avenida Primeira de Maio à Avenida José João Muraro. Também pediu aos vereadores para que se juntem ao Executivo na formulação e execução de políticas públicas destinadas ao combate à dengue e ao devido encaminhamento da população em situação de rua.
Antes de a palavra ser passada ao colégio de líderes, Beto agradeceu o empenho dos mais de 4.700 servidores públicos pelo empenho demonstrado no dia a dia da administração municipal e assegurou que em 2024 seu foco estará no trabalho. “Neste mandato trabalhamos sob o prisma da pacificação. Todo nosso tempo tem sido em cumprir nosso plano de governo, sem querer desconstruir adversários. Neste ano, mesmo com o pleito eleitoral que se aproxima, continuará sendo assim”, salienta.