Ministro do Tribunal de Contas da União alerta sobre governança

Publicado: Sex, 23/05/2025 13:29
  • Augusto Nardes esteve no último dia da XXVI Marcha a Brasília e ressaltou a necessidade de cada vez mais os prefeitos investirem em métodos de governança (Crédito: Márcio Pimentel)
    Augusto Nardes esteve no último dia da XXVI Marcha a Brasília e ressaltou a necessidade de cada vez mais os prefeitos investirem em métodos de governança (Crédito: Márcio Pimentel)

 

“Sou apaixonado pela política e também pela governança. Viajo o país inteiro dando palestras gratuitas para disseminar essa prática que pode nos levar a um caminho diferente”. A fala é do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que falou para milhares de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais que participaram nesta semana da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). “O país não vai chegar a bons momentos se não tiver uma boa estratégia e uma boa governança. Se você não montar uma estratégia de forma correta e com as ferramentas da governança você não entrega resultado”, analisa.

 

O ministro apresentou dez dicas para um maior êxito na implantação de regras para uma gestão mais eficiente. São dicas para os prefeitos escolherem líderes competentes e com avaliação de desempenho constante; liderar com ética e combate a eventuais desvios; estabelecer um sistema de governança para facilitar a gestão; estabelecer um modelo de gestão estratégica e fazer o constante monitoramento; estabelecer ações e entregas, assim como metas, parcerias e outras organizações, entre outras sugestões.

 

O fato de “muito peixe ser dado sem que se ensine a pescar” é um dos exemplos de falta de governança citados por Nardes. “Estamos com quase 60 milhões de pessoas que recebem o Bolsa Família e não dão uma contrapartida, não querem trabalhar. O país está virando dependente do Estado e da nação. Quem precisa deve receber o Bolsa Família, mas temos que ter uma contrapartida, tem que ensinar a pescar. Ou mudamos isso, ou vamos quebrar, e governança é isso”, destaca.

 

“Fiquei muito satisfeito em ouvir o ministro Nardes porque muito do que ele disse já temos implantado antes mesmo do início da gestão”, recorda o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, ao lembrar do planejamento estratégico desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codet). “Só tenho a agradecer ao Conselho, na pessoa do presidente Tiago Rockembach, pelo apoio oferecido para estabelecer um planejamento estratégico que é constantemente avaliado e alterado de acordo com a necessidade da gestão”, comenta.

 

Costenaro ressaltou também que todos os secretários são constantemente avaliados e apresentam os resultados durante as reuniões semanais da gestão. “A questão da governança é fundamental para errarmos menos”, resume.

 

*Com informações de Livia Vilela, da Agência CNM de Notícias