Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Toledo recebeu no Gabinete do Prefeito uma equipe do Observatório Social para discutir medidas de transparência e fiscalização do uso dos recursos públicos municipais, e propor um diálogo entre as instituições.
Segundo a coordenadora do Observatório Social, Rosana Prado, a instituição visa observar a correta aplicação dos recursos públicos e apontar possíveis irregularidades. Ela ressaltou que são observados os processos licitatórios desde a publicação do edital até a entrega do objeto do contrato.
Rosana destacou a importância da função do fiscal de contrato para assegurar que a entrega do objeto esteja de acordo com o edital, e que esta pode ser uma possível fonte de desvios caso a função do fiscal não seja executada corretamente.
O prefeito Mario Costenaro frisou que sempre haverá abertura para diálogo com o Observatório Social e que a Administração dará respostas sempre que solicitado, tendo em vista a transparência da gestão.
A equipe do Observatório explicou que existe uma intenção de implementar um projeto de educação fiscal com alunos dos quintos anos do ensino fundamental para conscientizá-los sobre o cuidado necessário com os bens públicos, impostos e recursos públicos.
Também foram debatidas questões orçamentárias do município, como reajuste salarial dos servidores e preocupação com manter a idoneidade das empresas contratadas via licitação.
Também estavam presentes na reunião, os representantes do Observatório Social, Claci Martignoni, presidente; Ruth Winterkorn, vice-presidente; e Euclésio Belorini, diretor de assuntos institucionais. Da Prefeitura de Toledo, participaram, João Poletto, procurador-geral; Marcelo Marques, secretário de Administração; e Reinaldo Sales, chefe de Gabinete.