A sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Toledo recebeu, na última sexta-feira (21), uma comitiva de técnicos da área de saúde de Umuarama. O grupo, composto por servidores da Secretaria de Saúde da “Capital da Amizade”, veio com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento da atenção primária à saúde (APS) em Toledo.
Durante o encontro também foi detalhado o trabalho desenvolvido pelas equipes multiprofissionais integradas, as chamadas eMulti. Estas são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da atenção primária à saúde, que é o primeiro nível de contato com o sistema de saúde, e a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estavam na comitiva umuaramense o diretor de saúde, Hairton Joaquim de Oliveira; a diretora de APS, Vanderleia Ines de Andrade Silva; o coordenador de Programas da APS, Edilson Rodrigues Albuquerque; e a assistente social Nilza Alves de Oliveira Jacobucci, que integra uma equipe eMulti em Umuarama. Os visitantes foram recebidos pela diretora de APS de Toledo, Karla Lorensetti Roman, e pelas coordenadoras de Saúde da SMS, Leni Salete Ludvig e Maiara Noronha, além de integrantes da equipe eMulti local.
Durante a reunião, os profissionais das duas cidades compartilharam experiências e discutiram estratégias para o aprimoramento das práticas desenvolvidas no âmbito da atenção primária. “A troca de experiências entre as equipes de APS de Toledo e Umuarama foi enriquecedora, durante a qual foram debatidos vários assuntos, permitindo que discutíssemos formas de organização e métodos de avaliação dos indicadores”, avalia Karla. “Eles disseram que vão se organizar para vir novamente ao município com outros profissionais da SMS de Umuarama, bem como também nos convidaram para conhecer os ambientes que têm disponíveis na rede deles", relata a diretora.