Motoristas que costumam circular pela região da Vila Industrial devem ficar atentos às interdições programadas para este domingo (20), em Toledo. A partir das 6h30, diversas ruas no entorno da Paróquia São Cristóvão terão o tráfego bloqueado para a realização da tradicional procissão de veículos com bênção aos condutores, um dos momentos mais aguardados da festa em honra ao padroeiro dos motoristas.
Chegando à sua 48ª edição em 2025, a celebração promovida pela paróquia movimenta não apenas fiéis, mas também exige uma operação especial do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), vinculado à Secretaria de Segurança e Trânsito do município. O objetivo é garantir a fluidez do trajeto, a segurança dos participantes e coibir possíveis tentativas de furar a fila.
A procissão tem início previsto para às 7h30 e, como de costume, deve reunir um grande número de veículos — caminhões, motos, carros e até bicicletas — que recebem a bênção de São Cristóvão em busca de proteção nas estradas e ruas da cidade. Esta será ministrada no cruzamento entre as ruas Santos Dumont e Ledoíno José Biavatti.
Os motoristas chegarão ao local por ambas as pistas da Avenida Parigot de Souza, sendo organizados por agentes de trânsito posicionados no cruzamento em frente ao Teatro Municipal de Toledo. A passagem será feita em sistema de alternância entre as filas.
Haverá bloqueios nas seguintes vias: Rua Santos Dumont (entre General Daltro Filho e Protásio Alves, pista sentido norte-sul); Rua Almirante Barroso (entre Protásio Alves e Avenida Parigot de Souza); ruas Santo Campagnolo, Rui Barbosa e São João (entre Avenida Parigot de Souza e Rua Ledoíno José Biavatti); Avenida Barão do Rio Branco (pista sentido norte-sul, entre Parigot de Souza e Rua Ledoíno José Biavatti); e Rua Caetano Severino Perin (entre Rua México e Avenida Parigot de Souza). Também estarão bloqueados o retorno entre as duas pistas da Avenida Parigot de Souza rumo ao sentido norte da Avenida Barão do Rio Branco e a passagem da Rua São João entre as duas pistas da Avenida Parigot de Souza.
A previsão é de que as interdições se estendam até as 15h. Exceção ao trecho da Rua Almirante Barroso, no trecho entre as ruas Protásio Alves e Ledoíno José Biavatti (na lateral do salão paroquial), que permanecerá fechada até o encerramento das festividades.
Quem desejar evitar os bloqueios ou não pretende participar da procissão deve procurar rotas alternativas. O Deptrans recomenda o trajeto formado pelas seguintes vias: Avenida Saturno, Rua México, Rua Ledoíno José Biavatti, Avenida Barão do Rio Branco (pista sul-norte) e Rua General Daltro Filho.