Entre Árvores: Toledo celebra Dia da Árvore com evento na Praça da Cultura

Publicado por jose.seide , Sex, 11/09/2026 08:16
  • Com apoio do IAT, três secretarias municipais promoverão, no próximo dia 21 de setembro, das 14h às 19h, diversas atividades culturais e de educação ambiental
    Com apoio do IAT, três secretarias municipais promoverão, no próximo dia 21 de setembro, das 14h às 19h, diversas atividades culturais e de educação ambiental

 

A Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn, onde está situada a Casa da Cultura, receberá, no próximo dia 21 de setembro, uma programação especial em alusão ao Dia da Árvore. Das 14h às 19h, a Prefeitura de Toledo promoverá no espaço o “Entre Árvores”, com atividades de educação ambiental, literatura, arte e sensibilização. A iniciativa é realizada pelas secretarias do Meio Ambiente, da Educação e da Cultura, com apoio do Instituto Água e Terra (IAT).

Entre as ações previstas estão oficinas e atividades educativas ministradas por servidores do IAT, com conteúdos relacionados às árvores, ao meio ambiente e à produção de mudas. A programação também propõe diferentes formas de conhecer e vivenciar a Praça da Cultura, em uma combinação de atividades ambientais e culturais.

Literatura e memórias – Uma das atrações será o “Entre Árvores: Literatura e memórias”, que terá contação de histórias e declamação de poesias. A atividade também fará uma viagem pela história da Praça da Cultura, resgatando memórias relacionadas ao espaço, por meio do acervo do Museu Histórico Willy Barth. A programação inclui ainda o “Entre Árvores e Afetos”, uma ação simbólica com a proposta de “florescer por dentro”, uma alusão ao Setembro Amarelo – campanha mundial que tem o objetivo de informar, debater e promover ações de combate ao suicídio.

Participação – O “Entre Árvores” é gratuito e aberto ao público. Escolas e grupos maiores precisam realizar agendamento pelo WhatsApp (45) 99902-7059. A proposta do evento é reunir educação ambiental e manifestações culturais em torno das árvores e da Praça da Cultura, criando um espaço para aprender, se conectar com a natureza e refletir sobre os cuidados com o meio ambiente. Em caso de chuva, o evento será transferido.