Comitiva de Marialva vem a Toledo conhecer o trabalho da Cozinha Social

Publicado: Sex, 05/05/2023 10:53 | Modificado: Seg, 08/05/2023 16:53
  • Comitiva de Marialva vem a Toledo conhecer o trabalho da Cozinha Social
    Comitiva de Marialva vem a Toledo conhecer o trabalho da Cozinha Social

 

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Toledo, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, motivou a visita de uma comitiva de Marialva, município da região Norte do Paraná. O grupo foi recepcionado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt em seu gabinete, no início da manhã desta quinta-feira (04), e depois seguiu para um roteiro organizado pela Secretaria de Administração para conhecer a Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), com o intuito de entender o modelo utilizado no município para a produção da merenda escolar de forma centralizada. 

Dorfschmidt deu as boas vindas e fez uma pequena apresentação sobre Toledo, destacando algumas potencialidades e citou programas desenvolvidos em diversas áreas, como o Aluno Conectado, que disponibiliza internet de alta qualidade, tablets para todos os alunos e notebooks destinados aos professores, além de laboratórios de robótica e informática com impressoras 3D em todas as escolas municipais, e o Lote Social, projeto com o objetivo de promover lotes urbanos com toda a infraestrutura e incentivos para a construção de moradias. “São duas políticas públicas que têm despertado interesse de outros municípios brasileiros e foram implementadas por esta gestão”, destacou.  

Além da Cozinha Social, o grupo também passou pela Escola Municipal Alberto Santos Dumont para observar como funciona a logística de distribuição da merenda, bem como o alimento é fornecido para as crianças no local. Na unidade educacional, que funciona no período integral, as visitantes conheceram também os avanços em tecnologias educacionais promovidas pelo Programa Aluno Conectado e demais ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Sobre a Cozinha Social, a vice-prefeita de Marialva, Kátia Feltrin, destacou a forma como Toledo realiza o trabalho da produção da alimentação fornecida para as crianças nas escolas e centros municipais de educação infantil. 

“É um trabalho muito bem organizado e efetivo. Nossa intenção era entender melhor toda essa estrutura, bem como seu funcionamento, para podermos levar isso para Marialva”, disse a vice-prefeita. “Realmente é algo muito bom. Foi uma boa experiência, pois toda a equipe, desde o vice-prefeito [Ademar Dorfschmidt] e o secretário [Andriws Prestes] até as nutricionistas, foi muito atenciosa e nós conseguimos absorver bem esta realidade que Toledo vive em relação à produção de alimentos para a rede municipal de ensino e diversas outras estruturas pertencentes à administração pública”, comentou a nutricionista e integrante da comitiva marialvense Roberta Zuccoli. Além delas, ainda integravam o grupo a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania Valéria Alves, a assessora Fabiana Mariano e a assessora de Relações Comunitárias Fabiane Bressa.

Atualmente, por meio da Cozinha Social são produzidas e transportadas diariamente em torno de 12 mil refeições para as escolas municipais do perímetro urbano. Deste total, 100 alunos recebem alimentação especial por conta de restrições devido à situações especiais, como intolerância à lactose, diabetes melitus, alergia à proteína do leite de vaca (APLV), alergia ao glúten, alergia à alimentos como maracujá, ovo, tomate, peixe, amendoim, castanhas, corante, porco, soja, morango e condimentos. Outras patologias como obesidade, hipertensão, doença renal e fibrose cística também são atendidas.